sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Medcorp incentiva a leitura

Hoje, 29 de outubro, comemora-se o Dia Nacional do Livro. Para marcar a data, a Medcorp realizou a inauguração de uma biblioteca na empresa: a Biblioteca Medcorp, formada por obras literárias e DVDs arrecadados entre os próprios colaboradores.

O objetivo principal é incentivar o hábito da leitura e, consequentemente, melhorar o vocabulário e a escrita. Além disso, visa proporcionar para seus colaboradores um espaço onde possam compartilhar, não só os livros usados que ficam guardados em casa empoeirando; mas ideias, opiniões, questionamentos e, também, um lazer silencioso, prazeroso e educativo.

Em discurso de inauguração, a diretora geral da empresa, Maria de Lourdes, ressaltou: "Estimular a leitura é estimular as pessoas a pensarem mais, a crescerem mais e a se tornarem cada vez melhores; e é isso o que desejamos a cada um dos nossos colaboradores".

A solenidade foi encerrada com um coffee-break especial, que marcou o início dos empréstimos das obras.

Esta ação não tem data para acabar e, com o sucesso do primeiro dia, esperamos que os colaboradores tragam mais livros para que nossa biblioteca esteja sempre atualizada e, consequentemente, compartilhem mais conhecimentos.

E o mimo de hoje foi em Recife!

O próximo dia 31 será um dia muito importante: não apenas pelo 2º turno das eleições, mas porque será o aniversário do nosso assessor científico, Alexandre Pessoa. Por isso, hoje (sexta-feira), foi um dia de comemoração na empresa.

O aniversariante recebeu, no seu escritório em Recife/PE, os parabéns e um mimo para lá de especial: coxinha com catupiry, empada, croissant e Coca-Cola.

Toda a equipe Medcorp - Brasília, Recife e Natal - deseja ao Alexandre muitas felicidades e realizações. Feliz Aniversário!

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Horário de verão: saiba como ajustar o relógio biológico

Seu relógio biológico está errado. E não adianta culpar o horário de verão. A culpa, segundo os especialistas em cronobiologia, é da luz elétrica e do despertador.

"Aumentamos a nossa noite ficando no computador e vendo TV, e diminuímos o tempo de sono com o despertador", afirma o fisiologista Fernando Mazzilli Louzada, professor da Universidade Federal do Paraná.

O resultado é a dessincronização entre os ciclos fisiológicos e os da natureza. "Todas as funções orgânicas têm um ritmo de 24 horas e se ajustam ao dia e à noite", explica o professor Luiz Menna-Barreto, um dos coordenadores do Grupo Multidisciplinar de Desenvolvimento e Ritmos Biológicos da USP.

Há hormônios que são mais produzidos durante o sono noturno. Dormir de dia não vale. Estão nesse grupo a melatonina e o hormônio de crescimento, ambos com importantes funções reguladoras do metabolismo.

Trocar o dia pela noite acaba sendo um fator de risco. A Organização Mundial da Saúde já incluiu distúrbios dos ritmos biológicos entre os fatores cancerígenos.

Os sinais da falta de sono são cansaço e tentativa de recuperar tudo no fim de semana. Sintomas comuns, nesses tempos em que sincronizar ritmos biológicos à agenda não é fácil para pessoas de hábitos mais matutinos e as vespertinas (que funcionam mais tarde).

Mas é possível negociar com o cérebro, segundo a neurocientista Suzana Herculano-Houzel, professora da UFRJ. "Nós podemos passar por cima do relógio biológico e escolher nossos próprios horários. A única coisa que não controlamos é o fato de que precisamos dormir todos os dias".

Fonte: Folha.com - Equilíbrio e Saúde

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Gel pode substituir pílula anticoncepcional

Cientistas americanos afirmaram que um gel contraceptivo aplicado diretamente na pele poderia ser usado como uma alternativa à pílula anticoncepcional.

O produto, chamado Nestorone, está sendo desenvolvido pela indústria farmacêutica americana Antares Pharma e a pesquisa foi apresentada durante a conferência da Sociedade Americana de Medicina Reprodutiva, em Denver, nos Estados Unidos.

O produto pode ser aplicado como um creme no abdome, nas coxas, braços e ombros e é rapidamente absorvido pela pele sem deixar resíduo.

Testes clínicos preliminares mostraram que o creme é eficaz e tem boa tolerância, sem produzir os efeitos colaterais secundários associados à pílula como náusea, aumento de peso e acne.

O ingrediente mais importante é um novo tipo de progesterona sintética, muito parecida com o hormônio natural. O remédio também tem uma classe de estrogênio quimicamente idêntico ao produzido pelas mulheres.

Segundo os cientistas, o medicamento também pode ser usado por mulheres que estão amamentando, ao contrário da pílula, que pode interferir na produção do leite materno.

Fonte: G1 Ciência e Saúde

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Cenas da natureza reduzem dor de pacientes com câncer

Uma combinação de imagens de belas cenas da natureza e música com sons relaxantes ajuda a amenizar dores de pacientes com câncer durante procedimentos invasivos como punções e biópsias, segundo cientistas americanos.

Pesquisadores da Universidade de Baltimore fizeram testes para encontrar formas de aliviar a dor em pacientes submetidos a mielogramas, um exame doloroso em que é feita uma punção óssea.

Apenas com anestesia local, uma grande agulha é inserida em um osso, geralmente nas costas, de onde é retirada uma amostra da medula óssea. Tal procedimento pode prolongar-se por até dez minutos.

"Queríamos encontrar um jeito de tornar essa experiência mais tolerável", disse Noah Lechtzin, do departamento de medicina da Universidade de Baltimore. "Então fizemos um estudo no qual pacientes olhavam dois tipos de imagem durante o exame: cenas da natureza acompanhadas de sons agradáveis ou cenas da cidade, com seus barulhos típicos". A imagem relaxante mostrava uma região próxima às Cataratas Vitória, na Zâmbia, e era acompanhada de passarinhos cantando. A da cidade retratava uma rua movimentada, com vários carros e pessoas caminhando apressadamente.

Os pesquisadores mediram então o nível da dor dos grupos de pacientes e perceberam mudanças significativas. Pacientes que fizeram o exame sem ver nenhuma foto registraram dores no nível 5,7 de uma escala conhecida como Hopkins Pain Rating. Já os que observaram a paisagem natural relataram, em média, níveis 3,9 de dor.

Os pacientes que viram as fotos da cidade registraram índices semelhantes aos dos que não viram nenhuma imagem. Isso, segundo Lechtzin, prova que a redução da dor não é apenas uma questão de distrair o paciente. "Acredito que há certos tipo de elementos na natureza que relaxam mais as pessoas", afirmou.

Fonte: UOL - Ciência e Saúde

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Álcool em gel será obrigatório em hospitais e clínicas

Para evitar novos casos da superbactéria KPC e de outros micro-organismos resistentes a antibióticos, os hospitais e clínicas públicas e privadas serão obrigados a colocar dispensadores com álcool em gel em todos os quartos, ambulatórios e prontos-socorros.

A norma foi aprovada no último dia 22 pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para estimular a higienização de profissionais de saúde, uma das medidas mais eficazes para impedir a disseminação das superbactérias e conter as infecções hospitalares, como informou o diretor da Anvisa, Dirceu Barbano.

“Esse é um elemento [álcool em gel] que facilita o hábito de higienização, porque é mais fácil de acessar. Mas as pessoas podem continuar a lavar as mãos com água e sabão”, afirmou Barbano.

A nova regra deve ser publicada oficialmente na próxima semana. De acordo com o diretor, os hospitais terão um prazo de até 60 dias para adaptação.

Técnicos da Anvisa reuniram-se hoje com especialistas em infectologia e microbiologia para discutir medidas de contenção e o cenário da KPC no Brasil. A KPC é um tipo de enzima que provoca resistência de algumas bactérias aos antibióticos de uso habitual.

A bactéria atinge, principalmente, pessoas com baixa imunidade que estejam hospitalizadas, como pacientes de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Ela pode ser transmitida por meio do contato direto, como o toque, ou pelo uso de um objeto comum.

O Distrito Federal tem um surto da superbactéria. São 183 casos confirmados e 18 mortes. Há registros de casos também no Espírito Santo, Paraná, em São Paulo, Santa Catarina, Goiás, Minas Gerais e na Paraíba.

Fonte: UOL - Ciência e Saúde

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

E tem mimo na sexta-feira

O aniversário do nosso gerente comercial, Luiz Gonzaga, é no próximo domingo (24), mas não poderíamos deixar passar em branco por causa disso, não é mesmo?

Então, hoje (22), a equipe da Medcorp CO se reuniu na sala dele para oferecer os seus cinco minutos de glória com abraços de parabéns, muitas fotos para registrar o momento com os amigos e o tradicional mimo do aniversariante.

Desta vez foi fácil: com tantos elogios aos salgadinhos do aniversário do Paulo Fernando, não poderíamos deixá-lo só na vontade. Sendo assim... "Garçom, vê uma cesta de coxinha com catupiry para o Luiz, por favor!"

E antes do tradicional discurso, Luiz ofereceu seu mimo para todos os que estavam presentes. Não houve quem não aceitasse experimentar.

Ao aniversariante desejamos muita saúde, paz e realizações. Parabéns!

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Palestra de Microbiologia é sucesso de público

Hoje (21), a Medcorp Produtos Hospitalares Ltda. realizou, com apoio da Siemens Healthcare Diagnostics Ltda., a Palestra de Microbiologia "Novas abordagens sobre resistência bacteriana. A importância da automação na precisão dos resultados".

O auditório do Laboratório Central de Saúde Pública do Distrito Federal (LACEN-DF) ficou totalmente ocupado por profissionais da área de saúde - em sua maioria microbiologistas - para a apresentação da Dra. Carmen Paz Oplustil, biomédica com mestrado em microbiologia pelo ICB-USP.

Além de trazer conteúdo de alto nível e interessante, a palestrante surpreendeu também ao final, quando sorteou, entre os presentes, o seu livro mais recente.

A Medcorp valoriza o conhecimento científico e, por isso, não mede esforços para levar informação aos seus clientes e parceiros. E, pelo sucesso deste evento, agradecemos a presença da Dra. Carmen Oplustil e de todos que compareceram.

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Novas diretrizes mundiais para salvar pessoas com parada cardíaca

A Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) anunciou na noite desta segunda-feira (18) a publicação das “Novas Diretrizes Mundiais das Emergências de Ressuscitação após Parada Cardíaca”, uma atualização do conhecimento médico sobre como evitar a morte de uma vítima de infarto, com a ajuda da massagem cardíaca e do uso de desfibriladores.

A nova recomendação é que, diante de uma pessoa inconsciente e que não respira, o leigo peça a alguém para telefonar para o 192 e inicie imediatamente a compressão do peito, ou seja, a massagem cardíaca. A compressão deve ser intensa e profunda: a cada uma o peito do paciente deve ser comprimido por pelo menos 5 centímetros (ou, no caso de crianças, 4 centímetros) e devem ser feitas 100 compressões por minuto. Um vídeo de divulgação da American Heart Association ensina que o ritmo é parecido com o da música "Stayin' Alive", do grupo Bee Gees.

A SBC ressalta que a "massagem" recomendada é muito mais intensa e a frequência aumentou. Além disso, o leigo não precisa fazer a respiração boca a boca. Mais importante, segundo as novas diretrizes, é que ele faça as compressões e peça para alguém trazer o mais rápido possível um desfibrilador automático, que hoje existe em locais de grande aglomeração de pessoas, como estádios, aeroportos e shoppings.

“Essas Diretrizes são da maior importância num país como o nosso, em que 315 mil pessoas morrem de doenças cardiovasculares a cada ano”, diz o presidente da SBC, Jorge Ilha Guimarães. Para ele, é possível que metade dessas mortes possam ser evitadas, se o público leigo estiver preparado para fazer a compressão e usar o desfibrilador. A cada minuto de parada cardíaca, o paciente perde 10% da chance de sobreviver.

A redação das novas diretrizes contou com a participação do cardiologista brasileiro Sérgio Timerman, junto com mais de 350 especialistas de 29 países.

Para os médicos, as novas diretrizes também trazem a norma resumida na sigla CAB, isto é, “Compression, Airway e Breath” (compressão, vias respiratórias e respiração). A regra é que primeiro se inicie a compressão, em seguida se garanta a abertura das vias respiratórias e, como consequência, a respiração. Numa segunda etapa, a recomendação é que os profissionais providenciem o resfriamento do organismo para 32 a 34 graus, em até 24 horas, e o cateterismo de urgência.

Fonte: UOL - Ciência e Saúde

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Cenouras, azeite e hortelã podem reduzir perda de memória

Um composto encontrado em cenouras, pimentões, aipo, azeite de oliva, hortelã, alecrim e camomila - chamado luteolina - pode ajudar a reduzir os problemas de memória que podem ocorrer com o envelhecimento, segundo recente estudo da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos.

De acordo com os pesquisadores, a inflamação cerebral parece ser um fator que contribui para problemas de memória associados ao envelhecimento. E a luteolina teria efeitos anti-inflamatórios e poderia melhorar a saúde cognitiva ao agir diretamente nas células imunológicas microgliais, reduzindo sua produção de substâncias inflamatórias no cérebro.

Avaliando os efeitos da suplementação de luteolina em ratos envelhecidos, os pesquisadores notaram que os animais que consumiram a substância na alimentação por quatro semanas tiveram melhores resultados em testes de aprendizado o memória do que aqueles que tiveram uma dieta normal. Além disso, esses animais apresentaram menores níveis de citocinas inflamatórias no cérebro - quantidade similar à de ratos jovens -, comparados àqueles que não ingeriram luteolina no período.

Os autores destacam que essas citocinas inflamatórias provocam mudanças químicas no cérebro que podem levar a sintomas como sonolência, perda de apetite, déficits de memória e comportamentos depressivos. “Descobrimos anteriormente que, durante o envelhecimento normal, as células microgliais se tornam desreguladas e começam a produzir níveis excessivos de citocinas”, explicou o pesquisador Rodney Johnson. “Acreditamos que isso contribui para o envelhecimento cognitivo e é um fator predisponente ao desenvolvimento de doenças neurodegenerativas”, acrescentou o especialista.

Embora os resultados indiquem que a suplementação da luteolina possa bloquear esse efeito, os pesquisadores alertam que mais estudos são necessários para avaliar se os efeitos podem ser os mesmos com humanos, se o consumo de alimentos ricos na substância pode fazer diferença para a saúde cognitiva dos idosos, e quais os mecanismos envolvidos nessa proteção.

Fonte: UOL - Boa Saúde

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

E hoje tem aniversário!

O mês de outubro na Medcorp é o mês dos mimos. E hoje foi mais um dia de comemorar aniversário. Desta vez foi o do Paulo Fernando, nosso supervisor técnico.

O mimo, entregue ao aniversariante, foi uma cesta de salgadinhos (coxinha, quibe e bolinha de carne de sol) com Coca-Cola. A equipe Medcorp CO marcou presença na comemoração que, além do mimo especial, teve muitas fotos e abraços de parabéns.

"Este momento já é esperado. Nós só não sabemos o que será o mimo e nem quem estará presente. (...) É uma emoção compartilhar este dia tão especial com vocês, com quem convivo a maior parte do meu tempo, até mais que com minha própria família. Muito obrigado!", discursou o aniversariante.

Desejamos ao Paulo Fernando muitas realizações e sucesso profissional e pessoal. Feliz Aniversário!

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Atividades ao ar livre melhoram o humor e a autoestima

Mesmo com uma vida corrida e agitada é possível reservar um tempinho por dia para fazer algo fundamental por você. Uma pesquisa da Universidade de Essex, na Inglaterra, mostrou que passar pelo menos cinco minutos em uma área verde, como um parque, fazendo exercícios, pode ser suficiente para melhorar a saúde mental.

Das 1.250 pessoas que participaram dos estudos, aquelas que praticavam atividades físicas ao ar livre apresentaram rápidas melhoras no humor e na autoestima. Segundo a psicóloga e psicanalista Claudia Finamore, exercitar-se é uma das formas de prevenir e combater o estresse. Com esta pequena atitude você impede que aquela tensão diária se acumule e vire grandes problemas de saúde.

Para Cláudia Cozer, endocrinologista e membro da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (Abeso), cinco minutos garante uma mudança positiva do ponto de vista cardiovascular, mas é pouco para ativar o metabolismo ou ajudar a perder peso. "O ideal seria praticar exercícios no mínimo 30 minutos por dia, mas todo esforço é valorizado, pois pode ser um começo para aumentos futuros".

Portanto, não adianta mais tentar se enganar com o argumento de que você não tem tempo para praticar atividades físicas. Que tal deixar o carro na garagem e caminhar até a área verde mais próxima? Um curto período do dia destinado aos exercícios pode fazer toda a diferença a longo prazo.


Benefícios a longo prazo

Para quem está enferrujado vale a pena pensar como dar o primeiro passo. Quando você se exercita durante 10 minutos, mudanças metabólicas importantes se estabelecerão e continuarão a ocorrer em seu corpo pela próxima hora. É o que concluiu um estudo realizado pelo Hospital Geral de Massachusetts, nos Estados Unidos.

Entre as principais mudanças, destaca-se o aceleramento dos metabólitos - moléculas que se formam no organismo de quem se exercita - relacionados à queima de gordura e à diminuição da atividade dos metabólitos ligados ao estresse. Vale ou não se arriscar em uma boa caminhada pela tarde em vez de mofar diante da televisão?

Fonte: UOL - Minha Vida

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Ame a si mesmo para ficar saudável

Ter uma auto-estima elevada não gera só uma sensação de bem-estar. Esse estado emocional também gera benefícios físicos. A conclusão é da equipe do psicólogo Andy Martens, da Universidade de Canterbury, na Nova Zelândia.

Parece que pensar bem sobre nós mesmos pode oferecer uma proteção efetiva sobre o coração e o sistema imunológico.

Uma alta auto-estima nos faz sentir mais seguros quando nos confrontamos com ameaças. Ainda que, na sociedade moderna, essas ameaças tendam a ser relacionados mais ao status social do que a perigos físicos.

Como aumentar sua auto-estima? Martens sugere cercar-se de amigos e familiares que o apoiem. Segundo o psicólogo, o suporte de pessoas que deem feedbacks positivos convincentes tem um efeito muito maior do que simplesmente ficar tentando pensar positivamente.

Fonte: Diário da Saúde

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

E, após o feriado, mais mimo!

A equipe Medcorp CO voltou do feriado em ritmo de festa. Hoje, foi dia de comemorar o aniversário da Jorlanha, assistente administrativo.

E como não poderia deixar de ser, a aniversariante recebeu os parabéns dos colegas em sua sala. Abraços de parabéns, fotos e, claro, o mimo marcaram esta data especial.

Abaixo, Jorlanha apreciando o mimo light - frutas da estação -, escolhido por ela mesma.

Ao discursar, a aniversariante ressaltou que "é a Medcorp que me prende a Brasília. Vocês são minha família aqui na cidade e, por isso, poder comemorar meu aniversário com todos é muito bom e importante para mim." Lembrou também que já é o quarto aniversário que comemora na empresa. "Já tenho uma linda história, né?!"

Jorlanha inovou neste mimo. Preparou um delicioso "sorvete americano" e ofereceu para todos os colegas que participaram da comemoração. A aprovação foi unânime e a sobremesa que era enorme acabou em poucos minutos. Não deu para quem quis!

Toda a equipe Medcorp deseja à ela muita realização pessoal e profissional, acompanhadas sempre de muita alegria.

Feliz aniversário!

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Entre o domingo e o feriado... um mimo!

A Medcorp comemora, na véspera do feriado, o aniversário da Márzia. A colaboradora terceirizada, que é agente de serviços gerais, completou mais um ano de vida ontem, 10 de outubro (domingo).

Hoje, toda a equipe da Medcorp Centro-Oeste ofereceu seus cinco minutos de glória, com direito a parabéns para você, abraços, fotos e o mimo surpresa: uma pamonha de doce com queijo e Coca-cola.

Em seu discurso, a aniversariante emocionada agradeceu a comemoração, e disse considerar todos os colaboradores da Medcorp como seus filhos, a quem quer sempre bem. "Passo a maior parte do dia aqui com vocês, tenho carinho especial por todos... Cada um que chega na empresa, ganha seu espaço no coração."

Os amigos da Medcorp desejam um ano repleto de saúde e paz. E que não faltem motivos para ser feliz e para realizar os sonhos. Parabéns!

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Coquetel de aminoácidos pode ajudar a viver mais

Um estudo realizado por cientistas na Itália revelou que camundongos que beberam um coquetel com três tipos de aminoácido tiveram um aumento de 12% de suas expectativas de vida em comparação com cobaias que não passaram pelo tratamento.

Além de viver mais, os camundongos que tomaram os aminoácidos também mostraram uma melhora na forma física e na coordenação, revertendo problemas associados à idade avançada.

Nos experimentos, descritos em um artigo na publicação científica Cell Metabolism, as cobaias saudáveis, de meia idade, receberam água contendo os aminoácidos leucina, isoleucina e valina.

Estudos anteriores haviam comprovado que estes três aminoácidos aumentam a expectativa de vida das leveduras.

Mais testes

Os aminoácidos são moléculas que formam as proteínas. Eles são comercializados na forma de suplementos para fisiculturistas, pois ajudam a cultivar a massa muscular.

A equipe de pesquisadores, liderada por Enzo Nisoli, da Universidade de Milão, disse que o estudo oferece uma análise do papel dos aminoácidos na prevenção e no controle de doenças relacionadas à idade em humanos.

No entanto, lembram que ainda é preciso fazer mais testes para conhecer ao certo o grau de eficiência do tratamento em humanos.

Fonte: G1 Ciência e Saúde

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Dia de mimo na Medcorp NE

Hoje, 7, foi dia de mimo no escritório de Recife/PE. A Medcorp NE comemorou o aniversário da Mariana Beltrão, estagiária da área administrativa.

Como de costume, a aniversariante recebeu seus cinco minutos de glória acompanhados de um mimo, que, desta vez, superou em variedade e sabores. Mariana pôde saborear uma fatia de torta de morango, Coca-Cola Zero, um mousse de chocolate com morango e, ainda, um bombom Alpino (quanta coisa, hein?!).

Toda a equipe Medcorp, Centro-oeste e Nordeste, deseja à ela muita saúde, paz e felicidades.

Parabéns!

Pai da fertilização in vitro é o vencedor do Nobel de Medicina

O Prêmio Nobel de Medicina em 2010 foi atribuído ao pioneiro da fecundação in vitro, o britânico Robert Edwards, mais de 30 anos depois do nascimento do primeiro bebê de proveta, anunciou nesta segunda-feira o Comitê Nobel do Instituto Karolinska em Estocolmo.

Louise Joy Brown nasceu em 25 de julho de 1978. A menina foi o resultado concreto das pesquisas do professor Edwards, que ao lado do colega ginecologista Patrick Steptoe - falecido em 1988 - conseguiu fecundar uma célula em laboratório. Desde Louise Brown, quase quatro milhões de crianças já nasceram graças à fertilização in vitro.

O professor Edwards, 85 anos, foi premiado pelo "desenvolvimento do tratamento da fecundação in vitro. Suas descobertas tornaram possível o tratamento da esterilidade que afeta uma grande parcela da humanidade e mais de 10% dos casais no mundo", explica o comunicado do Comitê Nobel.

Devido à saúde frágil, o cientista não teve condições de comentar o prêmio. Há alguns anos ele contou que chegou a ser chamado de "louco": "Ninguém queria assumir riscos éticos. Me disseram que as crianças não seriam normais", afirmou.

"Na minha opinião, é um Nobel amplamente merecido. Estou surpreso que tenha saído tão tarde", declarou o professor Martin Johnson, da Universidade de Cambridge, que trabalhou com Edwards nos anos 60 e elogiou o antigo mentor como "extraordinário, sempre otimista". "Ele perseverou apesar de vários anos de críticas. Soube levar a obstetrícia e a ginecologia à idade moderna", completou.

Os prêmios - um diploma, uma medalha e um cheque de 10 milhões de coroas suecas (mais de um milhão de dólares) - serão entregues em Estocolmo e Oslo no dia 10 de dezembro, data da morte de seu fundador, o inventor sueco Alfred Nobel.

Fonte: UOL Ciência e Saúde

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Hospitais viram opção de lazer e restaurante em SP

Em São Paulo, procurar um hospital nem sempre é sinônimo de problemas com a saúde. Entrar nesses assépticos ambientes pode significar, também, uma busca por cultura, lazer e - deixando para trás a má fama atribuída à grife "comida de hospital" - até gastronomia. Para tentar fortalecer suas marcas, hospitais estão abrindo suas portas ao público externo, com promoção de eventos e oferta de serviços de qualidade a quem mora ou trabalha nos arredores.

No Hospital do Coração (HCor), zona sul da capital paulista, por exemplo, os pratos que saem da cozinha não se resumem, de forma alguma, a gelatina e sopa de arroz sem sal. No cardápio diário, há cinco saladas variadas, todo tipo de carne e até feijoada, em refeições disponíveis não somente a pacientes, acompanhantes e médicos, mas a todos que quiserem.

Na unidade Anália Franco do Hospital São Luiz, na zona leste, das 3 mil refeições servidas no restaurante por mês, cerca de 300 vão para o público externo. No ano passado, o hospital contratou a grife Noah Gastronomia, do grupo Chieko Aoki, para tocar o restaurante da unidade - uma tentativa de fisgar pelo estômago um possível futuro paciente.

Outra forma encontrada por hospitais para se abrir para o público é criar áreas para eventos. O mais novo espaço foi inaugurado ontem no Hospital Israelita Albert Einstein, na zona sul. Trata-se de um auditório com capacidade para 500 pessoas, que, a princípio, vai receber eventos ligados à área da saúde, mas, aos poucos deve variar a programação.

Outra instituição que frequentemente oferece programação cultural é o Hospital Santa Catarina, na Avenida Paulista. Toda quarta-feira, há apresentações de coral, com entrada gratuita, assistidas por até 70 pessoas. Para especialistas, além de fortalecer a marca dos centros médicos privados, abrir os hospitais à sociedade é uma forma de diminuir a associação desses locais com a ideia de sofrimento.

Fonte: UOL Ciência e Saúde

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Déficit de atenção pode ser causado por falha genética

Crianças que sofrem de transtorno de déficit de atenção (TDAH) podem apresentar uma variação genética rara que seria a responsável pela doença. Uma pesquisa recente da Cardiff University, na Inglaterra, analisou 366 pequenos pacientes e constatou essa deficiência em 15% delas.

“Elas têm uma taxa maior de pedaços de DNA duplicados ou faltando”, explica a pesquisadora Anita Thapar, que coordenou a equipe. Para ela, os resultados do estudo podem acabar com o estigma que a doença enfrenta há décadas. “Há muita confusão sobre esse transtorno. Algumas pessoas acreditam que não é nem mesmo uma condição real, mas apenas o resultado de uma má educação oferecida pelos pais”, salienta.

Esta pesquisa publicada no jornal britânico The Lancet, porém, apresenta um ponto que levantou polêmica entre os cientistas: ela desconsidera a influência do ambiente sobre a criança - como o excesso de cortisol no organismo da gestante nos últimos meses de gravidez -, comparando a doença a um problema cerebral qualquer, como o autismo, que tem causas puramente genéticas comprovadas.

Críticos como Tim Kendall, diretor da National Collaboratng Centre for Mental Health, destacam que apagar os demais fatores da lista de possíveis causas pode prejudicar o tratamento. “É importante que isso não nos leve a pensar que o transtorno é um problema meramente biológico. Porque, assim, teremos apenas os tratamentos biológicos, como o uso da medicação Ritalina”, disse em entrevista à rede britânica BBC.

Fonte: Veja - Saúde

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Inteligência coletiva supera as individuais somadas

Quando o assunto é a inteligência, o todo pode de fato ser maior do que a soma das partes. É o que documentou o estudo realizado por cientistas do MIT e da Universidade Carnegie Mellon, nos Estados Unidos, e publicado na revista Science.

O trabalho mostra que a inteligência registrada na equipe vai além das habilidades cognitivas dos membros individuais do grupo. "Nós testamos a hipótese de que os grupos, como os indivíduos, têm uma habilidade consistente para executar diferentes tipos de tarefas", diz Anita Williams Woolley, coordenadora do estudo.

O estudo mostrou também que a tendência para a cooperação tem uma estreita relação com o número de mulheres presentes na equipe. O efeito pode ser explicado pela maior sensibilidade social que as mulheres apresentam, em média, superior à dos homens. Assim, embora a inteligência individual não sirva para predizer a inteligência coletiva, a sensibilidade social individual serve a esse objetivo, mostrando que ela é um dos elementos determinantes da inteligência coletiva.

Os cientistas acreditam que os resultados terão grande impacto prático para as organizações. "Imagine se você puder aplicar um teste de uma hora de duração a uma equipe de gerentes ou de desenvolvimento de produtos que possa prever como esse grupo irá responder aos problemas que poderão surgir", avalia Thomas Malone, coautor do trabalho.

Fonte: Diário da Saúde

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Mimo mais que especial

A Medcorp está em clima de festa! Iniciamos o mês de outubro com o aniversário da Maria de Lourdes, nossa diretora geral.

Para comemorar, todos os colaboradores da Medcorp CO se reuniram na sala dela para oferecer os tradicionais cinco minutos de glória, cantar os parabéns e entregar o mimo mais que especial. Desta vez, Maria de Lourdes ganhou uma de suas sobremesas preferidas: Delícia de Abacaxi.

Além da sessão de fotos e abraços com os colaboradores, a aniversariante foi presenteada com uma quantia em dinheiro, arrecadada entre eles, para doação à uma instituição carente.

Em seu discurso, a aniversariante primeiramente agradeceu a Deus pela vida, uma dádiva. Depois ressaltou a oportunidade de comemorar o aniversário ao lado de toda equipe: "Conviver diariamente com vocês é o que me faz feliz, é um fator motivador para mim.", disse.

À Maria de Lourdes, nossos votos de muita saúde e paz. Feliz aniversário!