quinta-feira, 13 de maio de 2010

Telefonema de mãe também conforta

Uma experiência com crianças comprovou que ouvir a voz da mãe ao telefone conforta tanto quanto receber um abraço, inclusive quando as crianças são colocadas em situações de estresse. Esta constatação foi publicada na revista científica Proceedings of Royal Society B.

Para a coordenadora do estudo, Leslie Seltzer, da Universidade de Wisconsin-Madison, já era comprovado que a liberação de oxitocina em um contexto social requeria contato físico. A oxitocina é liberada pelo corpo com a função de ser um relaxante natural, está associada à empatia e alivia os efeitos do cortisol, o chamado "hormônio do estresse". Entretanto, os resultados da última pesquisa demonstraram que a voz de uma mãe assume o mesmo efeito de um abraço, ainda que a mãe esteja distante.

Meninas entre 7 e 12 anos tiveram que falar e resolver questões de aritmética em público inesperadamente, o que gerou uma aceleração dos batimentos cardíacos e níveis elevados de cortisol. 

Após a exposição ao estresse, três grupos foram formados: o primeiro recebeu uma ligação telefônica da mãe; o segundo, recebeu um abraço; o terceiro grupo foi levado a assistir um filme considerado emocionalmente neutro. Resultado: o primeiro e segundo grupo tiveram seus níveis de oxitocina aumentados, enquanto o grupo que assistiu ao filme manteve o nível do hormônio normal. 

Fonte: UOL Ciência e Saúde

Nenhum comentário: