terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Dia Mundial de Luta Contra a Aids – Todos contra o preconceito

O dia 1º de dezembro é marcado pela luta mundial contra a aids. A doença, que atinge cerca de 35 mil pessoas por ano, continua sendo uma epidemia crescente. A medicina evoluiu muito nos últimos anos e hoje pode-se dizer que vive-se com aids, mas há ainda um desafio maior a ser vencido, o preconceito.

A única maneira de diminuir o preconceito do qual portadores da doença são vítimas é entender as formas de contágio do HIV. Algumas das situações em que não se contrai o vírus são: beijo, suor, lágrima, aperto de mão, abraço, compartilhamento de copos e talheres, piscina, banheiro, ar, doação de sangue, masturbação a dois e sexo com camisinha.

O vírus só é contraído em situações como: sexo sem camisinha (seja ele anal, oral ou vaginal); de mãe para filho na gravidez, no parto ou na amamentação; por instrumentos que furam ou cortam e que não estejam esterilizados; compartilhamento de agulhas contaminadas ou transfusão de sangue contaminado.

Assim, a aids é uma doença que pode ser facilmente prevenida e não há motivos para descriminar uma pessoa portadora da doença. É preciso prevenção e consciência de que se os cuidados devidos não forem tomados, fica-se sujeito a contrair o vírus HIV. Caso isso aconteça, é preciso procurar uma unidade de saúde para fazer a testagem, gratuita pelo SUS e anônima. O quanto antes a pessoa souber que é soropositiva melhor, pois sua expectativa de vida aumenta, já que em muitos casos a pessoa ainda nem desenvolveu a doença.

A Medcorp diz não ao preconceito e sim a prevenção!


Saiba mais: http://www.todoscontraopreconceito.com.br

Fonte: Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde e site oficial da campanha 2009.

Nenhum comentário: