terça-feira, 22 de setembro de 2009

Projeto Nascer-Maternidades não apresenta os resultados esperados

O Departamento Nacional de DST/Aids ligado Ministério da Saúde coordena o projeto Nascer-Maternidades, que tem o objetivo de garantir e proteger recém-nascidos brasileiros contra a transmissão vertical do vírus HIV, ou seja, contra a transmissão do vírus da Aids de mãe para filho.

O projeto, quando foi criado em 2002, incluiu 570 maternidades de todo o Brasil que deveriam adotar um protocolo de procedimentos que evitaria a transmissão vertical do vírus. Dentre os procedimentos estão testes rápidos e tratamento para gestantes e crianças.

Atualmente, mais de mil maternidades recebem os kits para serem utilizados no programa. Entretanto, o projeto não tem funcionado como deveria, a implementação do programa é insatisfatória e não se sabe exatamente como funciona o acompanhamento das pacientes soro-positivas identificadas.

O projeto foi a primeira tentativa que o Departamento, juntamente com o Ministério, implantou para diminuir a transmissão vertical, que no Brasil é de 6,8%. Porém, segundo levantamentos feitos, apesar da melhora, ainda há muito o que ser trabalhado em muitas maternidades do Brasil.

Fonte: G1 Ciência e Saúde


A Medcorp oferece a seus clientes equipamentos que fazem os testes de HIV. Conheça o Centaur XP, o BEP 2000 e o BEP III.

    Nenhum comentário: