sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Câncer de Mama

Definição
O câncer de mama possui uma alta incidência e afeta além da saúde física, a psicológica da mulher. Dificilmente acontece em mulheres com menos de 35 anos, mas a partir dessa idade sua frequência aumenta progressivamente. A doença também atinge homens, na proporção de 200 mulheres para um homem.

Sintomas
Nódulos no seio acompanhados ou não de dor mamária são os principais sintomas do câncer. Mas também podem surgir alterações na pele da mama e nódulos palpáveis na região das axilas. Esses sintomas são identificados pelos exames preventivos (autoexame, exame clínico e mamografia), por isso a importância da realização periódica e sistemática dos exames.

Fatores de risco
Dentre os principais fatores de risco estão:
- Mãe ou irmã com câncer de mama antes dos 50 anos de idade, porém os casos hereditários representam apenas 10% do total;
- O aumento da idade da mulher que faz aumentar os riscos;
- Menarca precoce (antes dos 12 anos);
- Menopausa tardia (após os 50 anos);
- Primeira gravidez após os 30 anos;
- Nuliparidade (não ter tido filhos).

Diagnóstico precoce
O câncer de mama possui índices de cura acima de 90% se detectado precocemente. Por isso, é de extrema importância que a mulher conheça bem seu corpo e seja, então, capaz de perceber qualquer alteração. Além disso, é preciso que toda mulher faça regularmente seus exames preventivos, conforme orientação médica.

Tratamento
Como em outros tipos de câncer, a definição do tratamento depende do tipo de câncer e do estágio de evolução da doença. Dentre os principais tratamentos estão a cirurgia, que pode ser conservadora (retirada de parte da mama) ou radical (retirada da mama por completo); a quimioterapia; a radioterapia e a hormonioterapia.

Fonte: Instituto Nacional de Câncer – INCA, Sociedade Brasileira de Mastologia e Oncoguia

Nenhum comentário: