segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Alimentação X Personalidade III: Comida e emoções

Blog Medcorp encerra hoje a série de postagens sobre correlações entre preferências alimentares e personalidade. E o tema escolhido para finalizar esta série é mostrar que a escolha dos alimentos está ligada as emoções.

Segundo o neurologista e psiquiatra Giuseppe Ierace, existe uma ligação direta entre o chamado lobo límbico (centro das emoções no cérebro) e o córtex gustatório e olfatório (regiões onde os sabores e odores são processados). "No passado, as preferências de gosto eram uma resposta aos condicionamentos biológicos, e a sobrevivência dependia completamente desse sistema", completa o especialista.

Com a evolução, o comportamento alimentar dos homens se tornou complexo e movido pelo desejo de prazer. Entretanto, "comer somente o que é mais saboroso pode ser uma das prováveis causas da dificuldade de gerenciar o equilíbrio físico e energético", explica Ierace.

Ainda quanto a alimentação, outros fatores influenciam as escolhas pessoais: clima, situação geográfica, cultura e religião, aspectos históricos, econômicos, psicológicos e funcionais. As pessoas buscam não só alimentos necessários para as funções vitais, mas também escolhem itens que têm influência sobre as emoções - um prato de massa no jantar tem função sedativa para o sistema nervoso, assim como um café ajuda a combater o desânimo.

Fonte: UOL Ciência e Saúde

Nenhum comentário: