Em breve, ir até uma loja e comprar um kit capaz de diagnosticar o câncer com rapidez e precisão, assim como acontece com os testes de gravidez comprados em farmácia, não será irreal. Isto porque o americano Jae Know, da Universidade do Missouri, está trabalhando no desenvolvimento de um sensor minúsculo, menor até que um fio de cabelo humano, para testar fluídos corporais e detectar doenças.
De acordo com o pesquisador, no ambiente líquido, um expressivo número de sensores sofre uma perda significativa da qualidade do sinal, e é neste ambiente que estão muitas substâncias relacionadas com doenças que precisam ser rastreadas. Já o sensor acústico de ressonância, altamente sensível, tem uma perda de sinal menor, além de ter uma abordagem não invasiva para detecção das doenças, inclusive do câncer.
O sensor proposto por Know utiliza nanotecnologia, não exige grandes volumes de dados e nem equipamentos de laboratório para análise dos resultados, que são quase imediatos.
O novo conceito utilizado pelo pesquisador, assim como os resultados, despertaram o interesse da Academia de Ciências dos Estados Unidos, que ofereceu ajuda financeira para aprimoramento dos sensores. Espera-se que o equipamento já esteja disponível no mercado em aproximadamente cinco anos.
Fonte: Diário da Saúde
Nenhum comentário:
Postar um comentário