quarta-feira, 24 de março de 2010

Conheça a tuberculose e acabe com o preconceito

Hoje, Dia Mundial da Tuberculose, o Blog Medcorp explica a doença – formas de transmissão, sintomas e tratamento –, com o objetivo de combater o preconceito através da informação.

A tuberculose é causada pelo Bacilo de Koch e está associada a desnutrição e as más condições sociais. E é por isso, que, embora seja transmitida pelo ar (contato com ricos e pobres), 98% das mortes no mundo, causadas pela doença, ocorrem em países em desenvolvimento. 

Um dos sintomas da doença é a tosse. É preciso ficar atento a tosse contínua com mais de três semanas, com ou sem catarro. Outros sintomas são: febre baixa (geralmente a tarde), cansaço à toa, falta de apetite, perda de peso, fraqueza e suor noturno.

O Bacilo de Koch pode ser percebido no catarro da pessoa infectada. São necessárias duas coletas desse catarro para a realização do exame que identifica a doença, a baciloscopia. A família do doente, que tem contato direto com a pessoa infectada também precisa passar por um exame.

Para prevenção à tuberculose existe a vacina BCG. Esta é prioritariamente indicada para crianças de 0 a 4 anos, mas também pode ser aplicada nos adultos para prevenção das formas mais graves da doença. A tuberculose tem cura e em geral seu tratamento dura seis meses.

Na luta contra a tuberculose é importante enfrentar o estigma e o preconceito que se abatem sobre as pessoas doentes. 

Fonte: UOL Ciência e Saúde

Clique aqui e saiba mais sobre descobertas recentes para o tratamento da tuberculose antes da fase infecciosa.

Nenhum comentário: