terça-feira, 9 de março de 2010

Gotas de leite para diminuir alergia ao próprio leite

Um estudo de terapia imonulógica sublingual, realizado nos Estados Unidos, comprovou que colocar pequenas quantidades de proteínas do leite sob a língua das crianças que possuem alergia ao mesmo pode contribuir na superação da alergia. A abordagem, conhecida como SubLingual Immune Therapy (SLIT), consiste em dar às crianças doses pequenas, mas crescentes, dos alimentos a que elas são alérgicas.

Outros testes realizados em pesquisas anteriores com crianças concluiram que uma abordagem parecida, conhecida como imunoterapia oral (OIT), pode tratar crianças com alergias ao leite. Esta, ao contrário da técnica SLIT, consiste na ingestão direta da proteína do leite, em vez de colocá-la debaixo da língua. 

Nos testes, todas as 30 crianças, com idades entre 6 e 17 anos, foram tratadas com gotas de leite debaixo da língua (SLIT) durante várias semanas, até que se alcançasse um nível razoável de tolerância. Depois que a tolerância mínima foi alcançada, as crianças foram divididas em dois grupos. Dez crianças continuaram seu tratamento com o SLIT, enquanto as outras 20 passaram a consumir leite em pó por via oral (OIT).

O resultado final apresentou que 100% das crianças testadas com a técnica OIT beberam sete vezes mais leite do que o início da pesquisa e 90% de eficácia para a técnica SLIT. 

Os estudiosos advertem que as duas formas de terapias podem causar reações alérgicas violentas em alguns casos, e que estas pesquisas foram feitas sob supervisão de uma equipe médica capacitada.

Fonte: Diário da Saúde

Nenhum comentário: