quarta-feira, 31 de março de 2010

Os segredos para aproveitar a Páscoa de forma saudável

A Páscoa já está aí e junto com ela aquele desejo de dar e receber ovos de chocolate, incentivados ainda mais pelos comerciais e todas as inovações criativas dos fabricantes dos doces. Ovos com casca recheada, ovos com recheio no lugar de bombons, ovos com surpresas inimagináveis e etc. Só de pensar a saliva vem à boca.

Com as descobertas positivas, o peso na consciência para comer chocolate já é menor, pois, apesar de engordar, o chocolate possui antioxidantes, prevenindo assim o câncer e doenças relacionadas ao sistema cardiovascular.

Para não fugir da dieta, deve-se contabilizar o chocolate dentro das recomendações das necessidades diárias de cada um. Quando optar por ingerir o chocolate, limite-se a uma porção (30g) por dia, a fim de que ele não ocupe o espaço de outros alimentos essenciais para a saúde. 

Para conseguir ingerir esta pequena quantidade, o segredo é morder pedaços pequenos, e deixá-los derreter na língua. Uma forma de prolongarmos o prazer que o chocolate nos dá. Atente-se também as dicas abaixo quanto aos tipos de chocolate:

- Quanto mais amargo ele for, maior a quantidade de cacau, maior a quantidade de antioxidantes, menor a quantidade de gordura;
- Procure saber qual é o recheio. Recheios do tipo castanhas de caju, uva passas e flocos de arroz possuem nutrientes que aumentam o valor nutricional do chocolate;
- A uva passa como recheio está liberada, pois contém fibras, mas, os recheios cremosos contém alguma forma de gordura trans.

O chocolate traz em sua composição substâncias tidas como estimulantes como à cafeína e a teobromia. Uma barra de chocolate possui, aproximadamente, 10 mg de cafeína que ajuda a elevar o estado de euforia, agitação e raciocínio. No entanto, a guloseima é, sem dúvida, um dos alimentos que mais engordam. Rico em calorias, o chocolate contém alto teor de carboidratos refinados (principalmente sacarose), gorduras (35% monoinsaturada, 60% saturada e 5 % poliinsaturadas). Antes de tudo, tenha cuidado, o chocolate torna-se ameaça a saúde quando consumido em exagero.

Fonte: UOL VYA ESTELAR

Nenhum comentário: