segunda-feira, 10 de maio de 2010

Alergias: por que estão tão comuns?

Alta incidência de rinites, asma, urticária e aumento de variadas formas de alergia podem ter uma explicação diferente das quais estamos acostumados a ouvir. As alergias estão se espalhando pelo mundo e aumentando pelo excesso de limpeza, segundo argumento taxativo de Dr. Guy Delespesse, professor da Escola de Medicina da Universidade de Montreal, no Canadá.

Histórico familiar, poluição do ar, alimentos processados, estresse e fumo são causas do problema, mas a esta lista deve-se somar a exposição cada vez menor das pessoas às bactérias.

"Há uma relação inversa entre o nível de higiene e a incidência de alergias e doenças autoimunes. Quanto mais estável o ambiente que uma criança vive, mais elevado é o risco dela desenvolver alergias ou problemas autoimunes ao longo de sua vida”, argumenta o médico.

Delespesse não é o único que defende essa ideia, ele recebe o apoio de vários médicos. Outros cientistas já demonstraram que o excesso de limpeza prejudica a cicatrização de ferimentos em crianças. O mundo científico conhece esta tese como hipótese da higiene. 

Fonte: Diário da Saúde

Nenhum comentário: