sexta-feira, 21 de maio de 2010

Ingestão de álcool é benéfica

Nesta semana, cientistas franceses publicaram, na revista European Journal of Clinical Nutrition, resultados curiosos sobre um estudo referente ao consumo moderado de álcool. Segundo eles, quem ingere moderadamente a bebida alcoólica, em geral, tem saúde melhor do que, inclusive, aqueles que não bebem.

O benefício não tem ligação direta com o álcool, mas sim com os fatores indiretos, como o relaxamento, a realização de mais atividades físicas e o melhor status social. Boris Hansel, responsável por dirigir o estudo, compreende que o consumo moderado do álcool é um marcador excelente de um maior nível social, além de proporcionar um cenário de saúde geral superior e menor risco cardiovascular.

O grupo de pesquisadores estudou mais de 150 mil franceses, separando-os em: quem nunca bebeu; quem bebia pouco (consumo inferior a 10 gramas/dia); bebedores moderados (de 10 até 30 gramas/dia) e bebedores pesados (acima de 30 gramas/dia).

Homens que bebiam moderadamente tinham, em geral, menor risco cardiovascular, menor ritmo cardíaco, menos estresse, menos depressão e menor índice de massa corporal. Também apresentavam resultados melhores em mensurações subjetivas da saúde, como a quantidade de exercícios que faziam. Nas mulheres, os cientistas encontraram tendências moderadas; a pressão arterial estava menor e elas possuiam cinturas mais finas.

No entanto, os cientistas frisam que os dados não significam uma influência positiva sobre o coração, também não consideram apropriado promover o álcool como base para proteção cardiovascular, mas não negam seus efeitos positivos por considerar o aspecto social. 

Blog Medcorp lembra que o consumo excessivo está associado a várias doenças, entre elas, problemas hepáticos e alguns tipos de câncer. Por isso, se consumir, faça de maneira saudável.

Fonte: G1 Ciência e Saúde

Nenhum comentário: