quarta-feira, 18 de agosto de 2010

A arte de dormir bem

Alguns gostam de dormir mais. Outros, menos. Mas dormir é essencial para qualquer um.

Embora ninguém tenha absoluta certeza sobre como o sono favorece a saúde, considera-se que ele é benéfico."Em um nível básico, o sono é uma resposta natural à fadiga. A atividade do corpo diminui, e o corpo e o cérebro podem descansar”, explica Sheila Lavery, autora do livro “O poder de cura do sono”.

Para o restabelecimento físico e psíquico, simplesmente dormir não é o suficiente porque muitos detalhes podem atrapalhar o descanso. Os principais inimigos do sono são o estresse de trabalhar muito, os horários irregulares, alimentação deficiente e falta de exercícios.

Agora que você já entendeu a necessidade de valorizar o seu sono, conheça algumas curiosidades interessantes:

Cochilo

Os cochilos têm suas vantagens e desvantagens. Sua maior desvantagem é que dormir durante o dia pode significar que você não estará cansado o suficiente para dormir à noite. Mas o uso prudente do cochilo pode ser benéfico, se fizer com que você fique, razoavelmente, disposto no trabalho e ainda permita que você durma à noite. Na medida certa, ele pode melhorar seu humor e concentração (que naturalmente diminui em torno de oito horas depois que você acordou).

Sono e personalidade

Aqueles que dormem pouco são caracterizados como pessoas extrovertidas, trabalhadoras, enérgicas, ambiciosas e seguras. Supõe-se que aqueles que dormem muito sejam preocupados, pouco autoconfiantes, inconformados, pouco neuróticos; mas, em compensação, mais criativos e artísticos.

Fonte: Livraria da Folha – Folha.com

Nenhum comentário: