quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Horário de verão: saiba como ajustar o relógio biológico

Seu relógio biológico está errado. E não adianta culpar o horário de verão. A culpa, segundo os especialistas em cronobiologia, é da luz elétrica e do despertador.

"Aumentamos a nossa noite ficando no computador e vendo TV, e diminuímos o tempo de sono com o despertador", afirma o fisiologista Fernando Mazzilli Louzada, professor da Universidade Federal do Paraná.

O resultado é a dessincronização entre os ciclos fisiológicos e os da natureza. "Todas as funções orgânicas têm um ritmo de 24 horas e se ajustam ao dia e à noite", explica o professor Luiz Menna-Barreto, um dos coordenadores do Grupo Multidisciplinar de Desenvolvimento e Ritmos Biológicos da USP.

Há hormônios que são mais produzidos durante o sono noturno. Dormir de dia não vale. Estão nesse grupo a melatonina e o hormônio de crescimento, ambos com importantes funções reguladoras do metabolismo.

Trocar o dia pela noite acaba sendo um fator de risco. A Organização Mundial da Saúde já incluiu distúrbios dos ritmos biológicos entre os fatores cancerígenos.

Os sinais da falta de sono são cansaço e tentativa de recuperar tudo no fim de semana. Sintomas comuns, nesses tempos em que sincronizar ritmos biológicos à agenda não é fácil para pessoas de hábitos mais matutinos e as vespertinas (que funcionam mais tarde).

Mas é possível negociar com o cérebro, segundo a neurocientista Suzana Herculano-Houzel, professora da UFRJ. "Nós podemos passar por cima do relógio biológico e escolher nossos próprios horários. A única coisa que não controlamos é o fato de que precisamos dormir todos os dias".

Fonte: Folha.com - Equilíbrio e Saúde

Nenhum comentário: