terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Estratégias para ganhar tempo

Conheça técnicas de organização que melhoram a nossa relação com o relógio e calendário.

Planeje como uma empresa
As metodologias de planejamento empresarial podem ser adaptadas para a vida pessoal. O princípio é o mesmo: programar ações e determinar prazos, de acordo com seus objetivos. A organização do tempo começa com a definição do objetivo em longo prazo. Em seguida, a avaliação do que é preciso fazer, em prazos menores e consecutivos, para alcançá-los. É o seu projeto.

Diminua a ansiedade
Uma forma de não brigar com o tempo é parar de pensar nas coisas que não conseguiu fazer ou terminar. Em vez de contar só com a força de vontade para isso, anote o que ainda precisa ser feito em um sistema confiável: um caderno, uma pasta no computador ou mesmo o celular. Se você se acostumar a revisar essas anotações no final do dia, não ficará pensando nelas enquanto faz outras atividades inadiáveis.

Faça as pazes com a agenda
O velho e bom método de organização. Como o tempo é algo muito abstrato, os horários marcados no papel mostram as cotas fixas que você tem por dia. Ajuda a ver o que dá ou não para realizar e a fazer suas escolhas.

Fonte: Folha.com - Equilíbrio e Saúde

Nenhum comentário: