quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Cientistas identificam cor do cabelo pelo DNA

Uma equipe de cientistas desenvolveu uma técnica de prever a cor do cabelo de um suspeito com o DNA encontrado na cena do crime. No estudo, publicado na revista Human Genetics e noticiado pela BBC, os pesquisadores descobriram que podem determinar com 90% de precisão se a pessoa tem cabelos ruivos ou pretos. Para cabelos castanhos ou loiros, a precisão é de 80%.

É possível também diferenciar cores de cabelo semelhantes, como ruivo e loiro avermelhado, ou entre loiro e loiro escuro. O DNA pode ser obtido de sangue, esperma, saliva ou outras amostras que sejam relevantes no trabalho forense, dizem os pesquisadores.

Prever os "fenótipos" humanos - traços da aparência da pessoa, como cor do cabelo e dos olhos - a partir do DNA é um campo novo e emergente na ciência forense. "Nós identificamos 13 marcadores de DNA em 11 genes que podem prever a cor do cabelo das pessoas", diz o líder do estudo, Manfred Kayser. Em um futuro não muito distante, será possível desenvolver um kit de teste de DNA mais preciso nas investigações criminais, o que levará a pistas valiosas para a identificação de suspeitos.

Fonte: UOL - Como tudo funciona

Nenhum comentário: