segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Efeitos curiosos do café no organismo

Há quem sofra com todo o tipo de efeito desagradável se passar o dia sem um (ou vários) cafezinhos. Em algum momento da nossa evolução, o café virou, mais do que um prazer gastronômico, um amigo fiel e um quase-remédio. Alguns dos efeitos dele sobre o nosso organismo são devidamente comprovados - ele realmente vicia, por exemplo; mas outros (e aí entram tanto benefícios quanto perigos) a ciência traz e leva de volta como se estivesse de brincadeira com a gente. Certas pesquisas, por algum motivo, chegam até a desmentir uma a outra. Vai entender. Mas, isso não dá para negar, o café é mesmo um bichinho poderoso.

Pega lá um para você e dá uma olhada nessa lista, com algumas verdades quanto a do que ele é realmente capaz.

Café não deixa você mais alerta: É tudo uma ilusão. Cientistas dizem que, se a gente faz do cafezinho um hábito, logo desenvolvemos tolerância ao efeito estimulante da cafeína.

Café favorece a performance feminina, mas prejudica a masculina: Munidas de cafeína na corrente sanguínea, as mulheres lidam melhor com situações estressantes e trabalham melhor em grupo; mas os homens não. Neles, o café diminui a velocidade de raciocínio e aumenta a agressividade.

Café faz você ter alucinações: Participantes de uma pesquisa começaram a ouvir vozes depois de tomar 7 copinhos de café em um só dia. Os cientistas supõem que as alucinações sejam causadas pelo aumento nos níveis de cortisol, o hormônio do estresse, que o excesso de cafeína provoca.

Café previne o mau hálito: Sabe aquele bafo de café que você sente quando o seu colega de trabalho chega para falar mais de pertinho? Não é bacana. Mas, a longo prazo, pode valer a pena. Certos elementos na composição do café bloqueiam o desenvolvimento das bactérias responsáveis pelo mau hálito.

Café faz bem para o coração (mas só para o de quem está acostumado a beber café): Se você toma café demais, seu coração dispara. Já percebeu? Mas isso não quer dizer que a cafeína seja, necessariamente, ruim para ele. Aliás, se você não está acostumado a beber café, quer sim. Uma pesquisa norte-americana aponta um risco 18% menor de problemas cardíacos em quem toma quatro ou mais xícaras de café por dia.

Café facilita a sua vida na academia: Tomar um copinho antes de ir malhar, além de dar uma energia extra, diminui a dor causada pelos exercícios e facilita a sua busca pelo corpão perfeito. Segundo os pesquisadores, a cafeína age diretamente sobre partes do cérebro e da medula espinhal envolvidas no processamento da dor.

Fonte: Blog SuperInteressante

Nenhum comentário: