terça-feira, 31 de maio de 2011

Dia Mundial sem Tabaco - Os perigos do narguile

A mais nova moda entre os jovens é um tradicional cachimbo d'água usado há milênios nos países do Sudeste Asiático e Oriente Médio, conhecido como narguile, narguilé ou "hookah"; e, ao contrário do que muitos pensam, o "inocente" cachimbo pode ser até 450 vezes mais perigoso do que o cigarro.

O narguile é um cachimbo de água no qual o tabaco com aroma de frutas é queimado, com o uso de carvão, passa por uma vasilha de água enfeitada e é fumado por meio de uma mangueira.

Especialistas em doenças respiratórias advertem que 50 tragadas são suficientes para viciar. Isso ocorre devido à nicotina, que causa a chamada sensação de bem-estar. E não pense que a água presente no narguile ajuda a filtrar as impurezas do fumo, tornando-o menos nocivo; estudos recentes contrariam esta crença.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) alerta que a fumaça inalada em uma sessão de narguile, que pode durar entre 20 minutos e uma hora, corresponde à inalação de 100 a 200 cigarros. E são consumidos até 10 litros de fumaça, pois a presença da água faz com que se aspire mais fumaça, que se torna mais tolerável. Desta maneira, inala-se maior quantidade de toxinas.

O que muitos pensam erroneamente é que esse tipo de fumo não é tão prejudicial à saúde. Longe disso: por conter diversas toxinas, pode causar câncer de pulmão, além de doenças cardíacas, tuberculose, herpes, hepatite e outras. De acordo com Hilary Wareing, uma das diretoras do Tobacco Control Collaborating Centre, "Descobrimos que uma sessão fumando o narguilé - isto é, 10 miligramas (de tabaco) por 30 minutos - resulta em níveis de monóxido de carbono quatro ou cinco vezes mais altos do que fumar um cigarro. Mas, na pior das hipóteses, o narguilé era 400 a 450 vezes mais perigoso do que fumar um cigarro."

Fonte: Diário da Saúde e Destaquesp

Nenhum comentário: