terça-feira, 29 de setembro de 2009

Brasil recebe novo tratamento para tuberculose

O Brasil recebeu o primeiro lote de um novo medicamento para tratamento de tuberculose. O Ministério da Saúde já recebeu 10 milhões de comprimidos, quantidade suficiente para tratar 100 mil pacientes e correspondente a metade da compra feita pelo país.

A tuberculose é causada pelo bacilo de Koch, afetando muitos órgãos, principalmente o pulmão. Os novos comprimidos possuem quatro medicamentos que eliminam o causador da doença, são eles: Rifampicina 150mg, Isoniazida 75mg, Pyrazinamida 400mg e Etambutol 275mg.

Esse novo tratamento chama-se DFC (dose fixa combinada) ou "quatro em um", já que essas quatro drogas, citadas acima, são combinadas em um único comprimido, o que reduzirá o abandono e aumentará a adesão ao tratamento. Além disso, pela inclusão da quarta droga, é um medicamento mais eficaz.

O tratamento contra a tuberculose dura seis meses, mas a partir da implantação dessa nova terapia no SUS, os pacientes serão medicados com o novo medicamento nos dois primeiros meses. Os quatro últimos serão realizados com a medicação atual, conhecida como "dois em um". A nova terapia começará a ser distribuída aos estados no próximo mês.

Fonte: Ministério da Saúde

Nenhum comentário: