segunda-feira, 28 de setembro de 2009

A vida é feita de conversas. Basta uma para salvar vidas.

O Ministério da Saúde comemora o crescimento de 24,3% no número de transplantes de órgãos com doadores falecidos. Os dados são referentes ao primeiro semestre de 2009 em comparação com o mesmo período de 2008. Nos primeiros seis meses deste ano, foram feitos 2099 transplantes de órgãos, ou seja, sem considerar transplantes de córneas, medulas ou de doadores vivos.

Para melhorar ainda mais esses números, o Ministério lançou ontem, 27, uma campanha para sensibilizar as pessoas a informarem a seus familiares que pretendem doar seus órgãos após sua morte. Com o slogan "A vida é feita de conversas. Basta uma para salvar vidas.", a campanha quer mostrar às pessoas que não é preciso deixar nada por escrito, nem registrado quanto a sua intenção, basta comunicar aos familiares a sua vontade de ter seus órgãos transplantados.

O aumento de investimentos, o aperfeiçoamento dos processos de gestão contribuem para a diminuição da lista de espera, mas ainda é preciso ter mais órgãos doados, e isso só será possível com a população envolvida na campanha. As pessoas, além de informarem seu desejo aos seus familiares, precisam exercer seu direito à informação e à decisão perante a morte de um familiar.

Fonte: Ministério da Saúde

Nenhum comentário: