quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Suplemento de magnésio melhora funcionamento do cérebro

O aumento de magnésio no cérebro aumenta a capacidade de aprendizagem, a memória de trabalho e as memórias de curto e longo prazo, como foi comprovado pelos neurocientistas do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e da Universidade de Tsinghua, em Pequim.

Os testes realizados em ratos demonstraram que o suplemento alimentar, desenvolvido pelos cientistas, também melhorou a capacidade dos mais idosos em executar uma grande variedade de testes de aprendizagem. Mas, somente na próxima etapa do estudo serão feitos estudos em humanos.

O magnésio é encontrado em folhas de verduras escuras e em alguns frutos. Pessoas que ingerem menos do que a quantidade diária necessária (400 mg) têm maior risco de alergias, asma e doenças cardíacas, entre outras condições. Vale lembrar que a falta de magnésio acelera o envelhecimento celular.

Segundo os pesquisadores, o importante não é apenas seguir uma dieta diária com uma quantidade adequada de magnésio, mas também utilizar tratamento à base de magnésio para diminuição da memória associada ao envelhecimento.

Agora, o objetivo da pesquisa é descobrir a relação entre a quantidade de magnésio no corpo e as funções cognitivas em seres humanos idoso e em portadores do Mal de Alzheimer.

Fonte: Diário da Saúde

Nenhum comentário: