sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Cuidados simples para um verão mais tranquilo

O verão requer que as pessoas tomem uma série de cuidados para aproveitar a temporada e não se transformarem em vítimas dos problemas da estação. Não ficar atento à àgua ingerida e aos alimentos de origem duvidosa pode causar inconvenientes e terminar com a viagem antes da hora.

Para evitar problemas como os que já ocorreram na Baixada Santista neste ano, em que 3 mil pessoas tiveram que procurar ajuda médica por um surto de diarreia, é preciso tomar cuidado inclusive com a água, dando preferência ao produto na forma industrializada, pois a àgua vinda da torneira pode estar contaminada com bactérias que irão causar intoxicação.

A comida vendida nas praias algumas vezes não está adequada para consumo, sem higiene ou refrigeração necessária para que o alimento não estrague. A grande dificuldade para a comida é que as bactérias não alteram o sabor do alimento.

Segundo Fernando Dominguez Gonzalez, diretor clínico do Hospital Infantil Cândido Fontoura, além dos cuidados com alimentação também é preciso evitar a baixa imunidade. “A alta temperatura, aliada ao consumo de bebidas geladas e ambientes refrigerados podem baixar a imunidade, o que o torna mais susceptível às moléstias”, afirma.


Ainda deve-se ficar atento para o uso prolongado de biquínis e sungas molhados, pois com a umidade e o calor na virilha há o risco de candidíase. O fungo aproveita a umidade e o calor para se proliferar.

E claro, se proteger todo o tempo contra o Sol evita insolação, desidratação e até mesmo câncer de pele.

Fonte: Abril Ciência e Saúde

Nenhum comentário: