segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Riscos cardiovasculares são reduzidos igualmente por dieta e exercício

Um estudo realizado pelas Faculdades de Medicina Educação Física da Universidade de São Paulo (USP) desvendou o mito de que o exercício físico associado à uma dieta balanceada pode contribuir duplamente para garantir proteção contra as doenças cardiovasculares.

Após experimentos com ratos, os pesquisadores concluiram que basta optar pela dieta ou pelo exercício, pois não há benefício adicional na função cardíaca. Isto porque cada uma das intervenções isoladamente já é suficiente para evitar que a obesidade crônica cause uma disfunção cardíaca.

Além desse resultado, “o estudo acrescenta conhecimentos importantes sobre o papel do exercício e da restrição calórica nos mecanismos moleculares associados à função cardíaca na obesidade”, afirmou Carlos Eduardo Negrão, do Instituto do Coração (InCor).

A prática da atividade física acompanhada da restrição calórica é recomendada para a prevenção à obesidade. E, sendo esta a grande causadora dos problemas cardíacos, manter o controle sobre ela faz com que os riscos de alterações cardíacas e metabólicas sejam diminuídos.

Fonte: Diário da Saúde

Acompanhe mais sobre o tema no site Medcorp. Clique aqui e veja “Hipertensão: sem sintomas mas lesões repentinas”.

Nenhum comentário: