sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Campanha de carnaval contra aids

Governo Federal lançou uma nova campanha de combate à aids para o carnaval 2010. A campanha publicitária, neste ano, terá um foco diferenciado, serão mulheres e gays jovens. O público de interesse foi definido a partir de recentes estatísticas que comprovaram que estes são os dois grupos mais vulneráveis ao contágio da doença.

A campanha foi lançada na Vila Olímpica da Mangueira, no Rio de Janeiro, e utiliza o slogan "Camisinha. Com amor, paixão ou só sexo mesmo. Use sempre". A abordagem é tanto para quem tem companheiros estáveis quanto para quem tem relações sexuais casuais.

Com uma nova estratégia, diferente das outras dez anteriores, a campanha será veiculada em duas etapas, a primeira se iniciou uma semana antes do carnaval, falando do uso da camisinha e, na semana seguinte ao carnaval, outros materiais falarão sobre a importância de se fazer o teste de HIV quando se viveu alguma situação de risco.

Os números mais recentes da aids no Brasil mostram que a epidemia, na década de 2000, comporta-se de forma diferente entre os jovens. Na população geral, a maior parte dos casos está entre os homens e, entre eles, a principal forma de transmissão é a heterossexual. Considerando somente a faixa etária dos 13 aos 24 anos, a realidade é outra. Na faixa etária de 13 a 19 anos, a maior parte dos registros da doença está entre as mulheres. Entre os jovens de 20 a 24 anos, os casos se dividem de forma equilibrada entre os dois gêneros. Para os homens dos 13 aos 24 anos, a principal forma de transmissão é a homossexual. O aumento de casos de aids entre as mulheres se deu em todas as faixas etárias.

Abaixo veja o cartaz veiculado para a campanha:



Fonte: Estadão e Ministério da Saúde

Um comentário:

Ministério da Saúde disse...

A melhor prevenção é a informação. Por isso, o Ministério da Saúde lançou a Campanha Use Sempre, para informar as pessoas sobre as medidas para prevenir as DST/Aids. Não podemos vacilar. É preciso, além de usar camisinha, ajudar a disseminar importantes informações sobre assunto. E você, por meio do seu blog, pode nos ajudar nesta tarefa. Podemos contribuir em sua página, com informações, vídeos e outros materiais.

Para mais informações fernanda.scavacini@saude.gov.br