segunda-feira, 15 de março de 2010

Brasileiros estão mais altos

Recente pesquisa realizada por estudiosos das universidades federais do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina revelou que os adolescentes brasileiros e as crianças na faixa etária entre 7 e 17 anos são mais altos do que os americanos. Além disso, a maturação biológica (como a chegada à puberdade) dos brasileiros e brasileiras acontece mais precocemente em relação aos americanos.

Este trabalho é fruto do projeto Esporte Brasil, um observatório de indicadores de crescimento e desenvolvimento corporal, motor e do estado nutricional de crianças e jovens. Os dados avaliados foram de 41.654 alunos de escolas públicas e privadas de todas as regiões brasileiras e a obtenção dos dados aconteceu por meio de professores de educação física de cada escola que aderiu ao projeto.

Décadas atrás o crescimento brasileiro estava abaixo dos padrões internacionais, mas desta vez os brasileiros atingiram ou ultrapassaram os pontos de referência na maioria das idades com relação a estatura, peso e índice de massa corporal.

Para o especialista Romolo Sandrini, presidente do Departamento Científico de   Endocrinologia da Sociedade Brasileira de Pediatria, os resultados possuem relação com as melhoras no aleitamento materno e na cobertura de vacinação. "As crianças brasileiras estão crescendo mais porque estão mais saudáveis. A puberdade também está sendo antecipada. Sem dúvida, o fato de as curvas estarem mais próximas das internacionais é um indicativo de saúde das nossas crianças".

Para conferir os dados e gráficos dos resultados encontrados entre meninos e meninas brasileiros, clique aqui.

Fonte: Folha Online

Nenhum comentário: