sexta-feira, 12 de março de 2010

Exercício físico na medida certa melhora saúde mental

Publicações anteriores foram reforçadas por um recente estudo que correlacionou o exercício físico de baixa ou média intensidade a benefícios para a saúde mental do indivíduo (depressão, ansiedade e autoestima).

Trabalhos com a mesma abordagem já foram realizados anteriormente. Um deles não demonstrou diferenças significativas entre os efeitos do exercício físico de alta e baixa intensidade na saúde mental; outro já mostrou que a prática de atividades físicas com alto gasto de energia provocavam maior redução no estado de depressão em relação às atividades físicas com gasto energético mais baixo. 

Para ressolver o impasse, um grupo de escoceses associaram os tipos e volume de exercício a saúde mental usando um questionário. As conclusões somadas aos dados da literatura reforçaram que o exercício físico de baixa ou média intensidade é eficaz não somente na melhora da função cardiorespiratória e de outros sistemas do nosso organismo como também para a saúde mental do indivíduo, se praticado com um mínimo de 20 minutos por semana. 

A interpretação do estudo é pouco substancial, pois não houve um acompanhamento a longo prazo. Mas sabe-se também que outros benefícios na participação de atividades esportivas podem ter um componente psicológico, como a integração social.

Fonte: Cérebro e Corpo

Nenhum comentário: