sexta-feira, 26 de março de 2010

Dicas para se livrar do colesterol ruim

No mundo todo morrem 17 milhões de pessoas com problemas cardíacos todos os anos. O principal inimigo dessas doenças é o colesterol elevado, e cerca de 50% dos casos poderiam ser evitados se os níveis de colesterol ruim fossem controlados. 

Existem dois tipos de colesterol no sangue: o bom e o ruim. O colesterol ruim (LDL) é responsável por depositar gordura nas paredes das artérias, já o bom (HDL) transporta o colesterol das células para o fígado, eliminando-o pela bile e fezes. 

Uma alimentação saudável atua como grande auxiliar no combate aos problemas cardíacos. Por isso, o Blog Medcorp divulga hoje boas dicas para quem quer manter uma vida saudável e acabar com o vilão: o colesterol ruim. Veja abaixo:

- Reduza o consumo de gorduras saturadas: laticínios com alto teor de gorduras, gordurinha aparente das carnes, pele de aves e embutidos.
- Reduza o consumo de gorduras trans: biscoitos, bolos, massas folhadas e produtos industrializados – a gordura trans aumenta o colesterol ruim e diminui o colesterol bom. No café da manhã, uma boa opção é trocar a margarina por uma sem este tipo de gordura.
- Nozes, castanhas, soja, salmão e sardinha são auxiliares na redução do colesterol ruim.
- A maionese industrializada - ao contrário do que muitas pessoas pensam - contém poucas calorias, poucas gorduras e pouco colesterol; e oferece óleos vegetais, gorduras boas e ômega-3.
- Alimentos com fitoesteróis (extratos de plantas e óleos vegetais) reduzem a absorção do colesterol. Já existem margarinas, bebida láctea e iogurtes enriquececidos de fitoesteróis.
- O consumo de aveia é essencial devido a fibra chamada beta-glucana.
- 25 gramas diárias de soja obtidas pelo consumo de bebidas, alimentos feitos com a proteína texturizada ou pelo próprio grão auxiliam também na redução do colesterol. 
- Evite o sedentarismo. Pratique bastante exercício físico.
- Frequente um nutricionista e faça exame de colesterol para monitorá-lo. A descoberta do aumento do colesterol e as mudanças precoces na alimentação e estilo de vida podem garantir os cuidados com o seu coração.

Fonte: Terra Vida e Saúde

Nenhum comentário: