segunda-feira, 29 de março de 2010

Fisioterapia reduz risco de depressão pós-parto

A depressão pós-parto é prejudicial tanto para a mãe quanto para o bebê e pode provocar, em situação mais grave, o risco da mulher chegar a matar a criança. Entre outros riscos mais comuns está a dificuldade das mães em amamentar e cuidar dos filhos, que precisam deste cuidado para seu desenvolvimento.

Uma publicação divulgada recentemente na Physical Therapy, da Associação Americana de Fisioterapia, revelou que um programa de exercícios fisioterápicos e educação sobre saúde pode reduzir as chances das mães sofrerem de depressão pós-parto.

O estudo envolveu 161 mulheres que deram à luz na Austrália. Estas participantes foram divididas aleatroriamente em três grupos. O primeiro grupo foi encarregado de fazer com seus filhos, uma vez por semana, durante dois meses, exercícios com orientação de uma fisiotetapeuta e ainda cumprir 30 minutos de aula de educação parental com profissionais da saúde. O outro grupo recebeu apenas o material escrito para se aplicar aos bebês e o terceiro grupo não teve qualquer intervenção.

As participantes foram avaliadas no início do projeto, após oito semanas e, então, quatro semanas depois do parto. Os resultados indicam que houve melhoras significativas no bem-estar e nos sintomas depressivos do início das análises até o fim das mesmas no primeiro grupo em comparação com os outros. As chances das pacientes identificadas ter depressão pós-parto foi reduzido em 50%.

Fonte: Terra Vida e Saúde

Nenhum comentário: