terça-feira, 27 de abril de 2010

Vida saudável x vida durável

Restringir a ingestão de calorias pode prolongar e melhorar a vida, além de garantir uma velhice mais feliz e longa, sem o aparecimento de muitas daquelas doenças frequentemente experimentadas nos últimos anos da vida.

Uma pesquisa realizada em roedores mostrou que a ingestão de uma quantidade menor de alimentos tem um efeito significativo sobre as vias moleculares relacionadas com o processo de envelhecimento. 

Sempre falou-se da influência da boa alimentação na vida saudável baseado em dados epidemiológicos, mas o que diferencia esta última pesquisa é que ela direciona para o ponto de vista molecular.  

A preocupação dos pesquisadores ao realizar o estudo não estava voltada para o aumento da expectativa média de vida (que já chegou em 80 anos para os países ocidentais), mas sim, para que a vida saudável não seja somente até os 50 anos de idade, como vem acontecendo. 

As descobertas, no futuro, devem servir para intervenções genéticas ou farmacológicas, de maneira que feche essa lacuna de 30 anos entre a duração da vida durável e a vida saudável.

Fonte: Diário da Saúde

Nenhum comentário: