quinta-feira, 6 de maio de 2010

Divulgados os dados da saúde no Brasil

Brasileiros de 150 mil domicílios responderam a um questionário sobre o uso dos serviços de saúde, públicos e privados. Trata-se da 3ª edição do Suplemento de Saúde da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), divulgado recentemente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O relatório possibilita que sejam realizadas análises sobre a evolução das desiguldades sociais na saúde, o acesso e a utilização dos serviços, as condições socioeconômicas da população e fatores de risco e de proteção à saúde dos brasileiros.

A análise divulgada revelou que 77,3% da população avaliaram a própria saúde como “muito boa ou boa”, e ainda mostrou que os postos de saúde continuam sendo os locais mais procurados para atendimento. Além disso, mais de 95% das pessoas que procuraram os serviços de saúde (público ou privado) foram atendidas na primeira tentativa. Comparando os números da segunda edição, houve um aumento de 13% com relação a procura por serviços médicos nos últimos 12 meses, e o melhor, o aumento é relativo a todas as regiões do país. 

Muitos dados foram positivos e auxiliaram no trabalho de outros orgãos, como foi o caso do Instituto Nacional do Câncer (Inca), que solicitou informações sobre mamografia e exames de colo de útero, a fim de gerar indicadores. O Instituto pode constatar, através da análise, que de 2003 a 2008 houve aumento de 46,1% para 60,4% o percentual de mulheres, entre 50 a 69 anos, que realizaram mamografia nos últimos três anos.

Para 2011, espera-se o lançamento, pelo Icict/Fiocruz, de uma publicação científica com artigos de pesquisadores feitos a partir da análise dos microdados disponibilizados pelo Pnad.

Fonte: Agência Fiocruz de Notícias

Nenhum comentário: