Na última semana, o Hospital Regional da Asa Norte (HRAN), em Brasília/DF, implantou o sistema de Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP). Para reduzir a resistência dos profissionais de saúde e garantir a rápida adaptação ao sistema, o software foi desenvolvido com o auxílio de médicos e enfermeiras, que utilizam cada vez mais ferramentas online para consultas e pesquisas.
O projeto tem o objetivo de reduzir o custo com desperdício de materiais e medicamentos, melhorar a gestão hospitalar e a qualidade do atendimento prestado. "Em outras unidades conseguimos reduzir em 50% o desperdício de medicamentos e sua má administração, também reduzimos o número de exames realizados sem necessidade pelos pacientes, o que gerou uma boa economia de recursos e tempo.", disse Fernando Vogt, diretor de negócios em saúde da InterSystems, empresa desenvolvedora do PEP.
No Distrito Federal, o HRAN é a quinta instituição pública que adere ao sistema. Já somam mais 1,7 milhão de prontuários registrados. Agora a instituição já pode ser considerada como um "hospital paperless”, ou seja, um hospital que trabalha na redução de papel.
O projeto executado pela InterSystems instalará a plataforma em 17 hospitais e 63 centros de saúde até maio de 2011, atendendo uma população de aproximadamente 2,5 milhões de habitantes.
Fonte: Saúde Business
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