sexta-feira, 25 de junho de 2010

Vuvuzela: um perigo aos ouvidos

A mania de tocar a corneta mais famosa da Copa do Mundo 2010 já contagiou os brasileiros. Ela é indiscutivelmente uma das personagens do mundial mais comentada e ouvida: a vuvuzela. O instrumento produz ruído e incômodo em locais de grande concentração em diversas cidades do país. 

Os especialistas alertam que, além da irritação, o som alto das cornetas pode afetar a audição. A Hear The World, uma fundação especializada no estudo da surdez, informou que testes feitos na África do Sul mostraram que o barulho produzido pela vuvuzela é maior do que a buzina de ar comprimido, do que o som dos tambores brasileiros e, inclusive, ultrapassa o som produzido por uma motosserra.

Qualquer pessoa que permanecer próxima a sons altos e estridentes pode sofrer danos auditivos. No caso das crianças, os cuidados devem ser redobrados. O barulho em excesso trará irritação, choro e elas podem sair do ambiente com um forte zumbido no ouvido, sem que os pais percebam.

Isabela Gomes, fonoaudióloga, recomenda para aqueles torcedores que querem se esbaldar nas comemorações, que mantenham uma distância mínima de 10 metros de aglomerações barulhentas e usem  protetores auriculares para diminuir o impacto do som.

Por isso, cautela ao torcer pelo Brasil! Permanecer meia hora por dia em lugares com barulho excessivo pode afetar, para sempre, a capacidade de ouvir.

Fonte: Blog VYA Estelar - UOL

Nenhum comentário: