quinta-feira, 1 de julho de 2010

Males da estação

Está aberta, oficialmente, a temporada de espirros, tosses e inflamações na garganta. Com a chegada definitiva do inverno, aumentaram as ocorrências das doenças típicas do frio. Além daquelas transmitidas por vírus, como resfriado e gripe, as de origem respiratória, como asma e alergia, tendem a piorar.

Apesar de muitas pessoas não saberem, o resfriado e a gripe são provocados por agressores diferentes, mas com alguns sintomas semelhantes, como nariz entupido e secreção. Porém, enquanto o resfriado não interfere nas atividades diárias, a gripe é mais grave. “A pessoa fica prostrada, com dores pelo corpo inteiro, é acompanhada de febre e dor de cabeça. O risco de aparecerem complicações é maior, e a pessoa pode até morrer”, explica Ademir Lopes, médico. 

O especialista orienta que, tanto para a gripe como para o resfriado, o sistema imunológico pode, sozinho, combater os vírus; mas a água é uma grande aliada. Deve-se beber pelo menos dois litros de água diariamente para tirar a secreção, inalar vapor e lavar o nariz com soro. O analgésico comum evitará as sensações desagradáveis e, no caso da gripe, um antitérmico e repouso farão a diferença. Mas, se depois de cinco dias os sintomas persistirem, com febre, é possível que o resfriado ou a gripe tenham evoluído para alguma infecção. 

Além dos vírus da gripe, existem outros que podem atacar no inverno. E, as aglomerações favorecem o contágio dessas doenças, como a varicela, coqueluche, sarampo, meningite, caxumba e rubéola. Por isso, é importante que crianças e adultos estejam em dia com a carteira de vacinação. 

Cuide-se e curta o frio dessa estação.

Fonte: Correio Braziliense

Nenhum comentário: