segunda-feira, 26 de julho de 2010

Veja como fortalecer o sistema imunológico contra a gripe

Se não é a umidade baixa, é a temperatura que cai. Nesta época, o que aumenta é o número de vírus em circulação e de internações por doenças respiratórias.

Quem quer fugir da estatística procura se proteger com medidas que vão de se entupir de vitamina C a limpar constantemente as mãos com gel antisséptico. "Não há comprovação que superdoses de vitamina C evitem a contaminação. Já lavar as mãos é indicado, mas água e sabão são tão eficazes quanto o gel", diz Ricardo Tardelli, coordenador da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo.

Segundo o imunologista Luiz Vicente Rizzo, do Hospital Albert Einstein, "não existe isso de criar um supersistema imune, mas algumas medidas podem favorecer sua eficiência":

Dormir: "Quando dormimos, liberamos substâncias que ativam o sistema de defesas do corpo, como a melatonina", fundamental para a imunidade e só é liberada em quantidade na ausência de luz;

Tomar sol: assim como precisa de escuridão, o sistema imunológico precisa de luz e sol (vitamina D, E e zinco). Pessoas que têm concentração menor de vitamina D estão mais sujeitas a infecções, a vitamina E reduz em 20% o risco de gripes, e o zinco diminui em 50% as chances de ter pneumonia;

Fazer massagem: medidas antiestresse têm mostrado uma ação específica no sistema imunológico. Após sessões de massagem, a quantidade de células de defesa no sangue aumenta.

Remédios: são importantes para controlar infecções por bactérias e diminuir sintomas de viroses (quando bem indicados). Caso contrário, trabalham contra o sistema imunológico. Como exemplifica Tardelli, "Usar antibiótico sem indicação altera o equilíbrio da flora intestinal. (...) [Remédios sintomáticos para gripe] podem atrapalhar, pois melhoram sintomas (como excesso de coriza), mas secam o muco respiratório, o que pode interferir nos mecanismos naturais de defesa. (...) É melhor não usar o remédio [antitérmicos] se a febre estiver abaixo de 38º C, pois o aumento da temperatura corporal é uma forma do corpo se defender".

Fonte: Folha.com - Equilíbrio e Saúde

Nenhum comentário: