quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Clima pode aumentar a incidência de infartos

Queda de 1ºC na temperatura já é suficiente para aumentar em 2% o risco de ataque cardíaco.

Pesquisa realizada pela London School of Hygiene & Tropical Medicine, e publicada no periódico British Medical Journal, constatou que os riscos de ataque cardíaco podem ser maiores em consequência da mudança de temperatura, principalmente em pessoas de 70 a 80 anos e aquelas que já possuem algum problema de coração.

O estudo foi feito com base na análise de mais de 84.000 pessoas que deram entrada em hospitais da Inglaterra e do País de Gales devido a ataques cardíacos, entre os anos de 2003 e 2006. Os prontuários desses pacientes foram comparados às temperaturas diárias registradas no mesmo período. Em outra ocasião, no inverno de 2008 e 2009, por exemplo, foram contabilizadas 36.000 mortes acima do esperado para a época.

O médico Krishnan Bhaskaran, chefe da pesquisa, entende que são necessários mais estudos para verificar quais medidas devem ser tomadas para conter o aumento do risco de ataques cardíacos. Ele salienta que os médicos precisam aconselhar pacientes, especialmente os idosos, a vestir-se apropriadamente e aquecer bem suas casas durante o inverno.

Outra informação importante sobre o assunto, divulgada no Jornal Hoje é que, além do frio, o tempo seco dificulta a lubrificação e o sistema de defesa não consegue limpar as vias aéreas, que acabam inflamando. "Quem tem problema de coração pode piorar nesse tempo, porque entram mais poluentes no nosso pulmão. Se houver uma inflamação no sistema respiratório, seu coração vai ter que trabalhar mais. Estudos estimam que, nessa época do ano, aumentam em 10% os casos de pacientes com arritmia cardíaca.”

Fonte: Veja Saúde | Jornal Hoje

Nenhum comentário: