sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Prática de exercício físico diminui o uso de remédios

Para diminuir o consumo de medicamentos, mexa-se. Isso fará toda a diferença.

Um estudo, realizado pela Universidade Federal de São Paulo (USP), concluiu que mulheres acima dos 60 anos que praticam 150 minutos de atividades físicas moderadas por semana consomem menos medicamentos, se comparado a outras mulheres que não têm o mesmo hábito.

Leonardo José da Silva foi o responsável por acompanhar as 271 mulheres participantes do estudo. Aquelas que cumpriram um programa de exercícios variados, de no mínimo 150 minutos semanais, apresentaram consumo de medicamentos 34% menor em comparação às mais sedentárias; a avaliação foi realizada através das informações de consumo fornecidas pela Secretaria Municipal de Saúde.

Segundo o pesquisador, com menos de 10 minutos semanais de atividade física considera-se o indivíduo como sedentário e, entre 10 e 150 minutos por semana ele é categorizado como insuficientemente ativo. "Esse tempo mínimo de exercícios de 2,5 horas semanais é preconizado pela American Heart Association e pelo American College of Sports Medicine", afirma Silva.

"Podemos perceber a importância desse estudo ao constatar que o idoso consome, no mínimo, cinco medicamentos associados a doenças ligadas ao envelhecimento", disse a orientadora do estudo, Guiomar Silva Lopes.

Por essas e outras razões é sempre bom se exercitar. Faça caminhadas, exercícios de equilíbrio, aprimoramento de força muscular e flexibilidade, ou simplesmente comece indo ao supermercado a pé.

Fonte: Diário da Saúde

Nenhum comentário: