segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Sangue menstrual é boa fonte de células-tronco

"Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma." (Lavoisier)

O estudo realizado pela pesquisadora Regina Coeli dos Santos Goldenberg, do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), vai de encontro a citação de Lavoisier, pois seu projeto busca fontes alternativas de células-tronco, em material até então desprezado: o sangue menstrual.

Goldenberg explica que célula-tronco é uma denominação para todas as células que apresentam capacidade de se diferenciar em diversos tecidos do corpo e, podem ser encontradas em dois estágios: embrionárias e adultas.

De acordo com a pesquisadora, há duas linhas de pesquisa com células-tronco derivadas de sangue menstrual. Em uma delas, avalia-se o uso como camada alimentadora, útil para cultivar células-tronco embrionárias no estado indiferenciado. A outra, avalia a eficiência da reprogramação de células-tronco derivadas de sangue menstrual ao estágio de células-tronco embrionárias.

"Há, na literatura, estudos que reprogramaram fibroblastos adultos, mas com eficiência extremamente baixa e lenta. Nossos resultados mostram que a reprogramação em células derivadas de sangue menstrual foi mais rápida e mais eficiente", afirma a pesquisadora. Fibroblastos são células predominantes da segunda camada da pele humana, a derme, que têm como uma de suas funções a produção de fibras, como colágeno e elastina.

Para o ano que vem, Goldenberg adianta que serão feitos estudos com as células embrionárias - reprogramadas a partir de células-tronco do sangue menstrual - em camundongos com lesões no coração e no fígado. O objetivo é avaliar sua eficácia como tratamento de doenças cardíacas e hepáticas.

Fonte: Diário da Saúde

Nenhum comentário: