segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Ministério da Saúde quer melhorar alimentação dos brasileiros

A redução de gorduras trans nos alimentos foi alcançada por 94,6% das empresas associadas à Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação (Abia), com a qual o mininstro da Saúde, José Gomes Temporão, assinou um acordo de cooperação que prorrogou, por mais três anos, o Fórum da Alimentação Saudável. Um estudo realizado pela Abia, em parceria com o governo federal, revelou que cerca de 230 mil toneladas de gordura trans deixaram de ir para as prateleiras em 2009, em comparação com 2008.

O objetivo principal do Fórum da Alimentação Saudável é encontrar alternativas viáveis para a substituição e a consequente redução de alimentos prejudiciais à saúde dos brasileiros. Desde a sua criação, foram desenvolvidas importantes ações conjuntas entre os órgãos parceiros: Ministério da Saúde, Abia e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A próxima meta do Fórum é a gradual redução do teor de sódio/sal e açúcar nos alimentos processados; a expectativa é que, em 2020, o consumo de sal pela população brasileira seja reduzido em 50%, visto que estudos apontam que a redução de 3 gramas no consumo diário de sal reduziria, em 13%, os casos de Acidente Vascular Cerebral (AVC) e, em 10%, as doenças isquêmicas do coração.

De acordo com o ministro Temporão: "A redução do teor de sal é um novo desafio. O consumo excessivo pode causar, a longo prazo, problemas de saúde pública como hipertensão arterial, entre outros. Entregamos à Abia um documento técnico com prioridades para a redução. Haverá agora o desenvolvimento de um trabalho técnico, com estabelecimento de metas, para que esse trabalho continue avançando."

Fonte: Portal da Saúde

Nenhum comentário: