quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Geração livre de HIV é possível

Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), se forem intensificados os esforços para proporcionar acesso universal à prevenção contra o HIV, ao tratamento e à proteção social, uma geração inteira de bebês poderá nascer livre da Aids.

Hoje, dia 1 de dezembro, o mundo inteiro celebra o Dia Mundial de Luta contra a Aids e, de acordo com um relatório do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), milhões de mulheres e crianças são negligenciadas pelos serviços de HIV. O documento ainda afirma que é preciso fazer mais para garantir que todas as mulheres e crianças tenham acesso aos meios para evitar a transmissão da Aids de mãe para filho, o que evitaria o nascimento de milhares de crianças com a doença.

Em 2009 foram registrados 370 mil casos de crianças que nasceram com o vírus, a grande maioria na África, região que mais sofre com a Aids. A doença ainda é uma das principais causas de morte entre mulheres em idade reprodutiva e uma causa importante de morte materna em países com epidemia do HIV. Segundo Jimmy Kolker, diretor de HIV e Aids do Unicef: "Apesar de ser muito raro uma criança nascer com HIV no mundo desenvolvido, há ainda mil recém-nascidos por dia infectados na África. Isso é algo que sabemos como evitar."

Fonte: G1 - Ciência e Saúde

Nenhum comentário: