quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Computador à noite prejudica a qualidade do sono

A boa qualidade do sono é imprescindível para a manutenção de uma vida saudável. O sono, além de ser importante para a restauração da energia física, também participa das atividades mentais e emocionais. Segundo estudos, a falta de sono ou sua má qualidade estão relacionados com a diminuição da motivação e da concentração, déficits de memória, sonolência diurna e alterações de humor.

A televisão e o computador, prejudicam a qualidade do sono, no entanto, isto se dá de maneiras e intensidades diferentes. Diante da TV, o telespectador está confortavelmente sentado ou deitado, controlando os canais pelo controle remoto e a uma distância de aproximadamente 3 metros da tela. Já diante do computador, o internauta fica a uma distância de 50 a 60 centímetros da tela e sua interação é muito mais ativa, tanto física como mentalmente.

Neste última caso, a luz emitida pelo aparelho fica muito próxima da retina e, ao receberam um estímulo luminoso, as células da retina enviam uma mensagem elétrica que alcança o hipotálamo que, além de comandar as glândulas do organismo, possui um pequeno núcleo onde se localiza o relógio biológico, essencial à manutenção dos ritmos e dos ciclos sono-vigília.

Segundo a psicóloga Gema Galgani Mesquita Duarte, autora de um estudo realizado pela Unicamp, orientado pelo professor Rubens Nelson do Amaral de Assis Reimão e publicado na revista Arquivos de Neuropsiquiatria: "Quando você fica na frente do computador exposto à luz do monitor até a meia-noite, há atraso no ciclo vigília-sono. As pessoas vão demorar para dormir, e a metabolização do hormônio do sono será mais lenta. Quando essa exposição acontece depois da meia-noite, há um adiantamento dessa fase e as pessoas vão ficar mais sonolentas. O ideal, para que uma pessoa durma bem e tenha qualidade do sono, é que ela durma à noite e evite a claridade."

Fonte: Diário da Saúde

Nenhum comentário: