sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Alimentos de cor laranja trazem longevidade

Segundo um estudo realizado por pesquisadores dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças, pessoas com altos níveis de alfa-caroteno no sangue - o antioxidante encontrado em frutas e vegetais de cor laranja - vivem mais e têm menos chances de morrer de doença cardíaca e câncer do que as pessoas com pouca ou nenhuma quantidade de alfa-caroteno no sangue. Apesar de não provar a relação de causa e efeito, a pesquisa faz uma associação e os resultados são, no mínimo, intrigantes.

Os pesquisadores analisaram os níveis do antioxidante em amostras de sangue de mais de 15 mil adultos que participaram de um estudo de acompanhamento da 3ª Pesquisa Nacional de Exame de Saúde e Nutrição, de 1988 a 1994. Até 2006 observou-se que, dos 3.810 participantes que haviam morrido, tiveram maior probabilidade de terem sobrevivido os indivíduos que tinham maiores níveis de alfa-caroteno.

A maior concentração do antioxidante reduziu em quase 40% a probabilidade de morte, enquanto níveis intermediários reduziram em 27% os riscos em comparação com as menores concentrações de alfa-caroteno. Segundo o epidemiologista Dr. Chaoyang Li, principal autor do estudo: "É muito impressionante."

Fonte: UOL - Ciência e Saúde

Nenhum comentário: