quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Efeitos da poluição através dos olhos

Cientistas agora podem determinar como nosso coração responde à poluição do ar fotografando minúsculos vasos sanguíneos na parte de trás dos nossos olhos. Altos níveis de poluição estreitam arteríolas da retina, o que indica um risco maior de desenvolver doenças cardíacas.

Os vasos da retina são apenas um exemplo dos vasos muito pequenos - de dimensão comparável à de um cabelo humano - que existem no coração e em todo nosso corpo; no entanto, os que estão nos olhos são os únicos que podem ser vistos e fotografados sem a necessidade de bisturis, sondas e anestesias.

Os pesquisadores descobriram que os participantes do estudo que foram expostos, a curto prazo, a pequenas quantidades de poluição, tinham os vasos sanguíneos microvasculares de alguém três anos mais velho; e os que foram expostos, de forma prolongada, à altos níveis de poluição, tinham os vasos comparáveis aos de uma pessoa sete anos mais velha.

Segundo a Dra. Sara Adar, da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos: "Essa mudança se traduz em um aumento de 3 por cento no risco de doença de coração para uma mulher que vive sob altos níveis de poluição do ar, em relação a uma mulher que vive em uma área mais limpa."

Fonte: Diário da Saúde

Nenhum comentário: