sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Chocolate pode prevenir doenças cardiovasculares

Graças aos flavonóides, presentes na semente do cacau, cada vez mais estão sendo realizadas pesquisas sobre os efeitos benéficos do chocolate, principalmente sobre as suas ações no sistema cardiovascular.

Em um estudo que investigou a associação entre o consumo de chocolate, a medida da pressão arterial (PA) e a incidência de doenças cardiovasculares (DCV), pesquisadores constataram que o risco relativo de infarto do miocárdio e derrame cerebral entre os indivíduos que consumiam mais chocolate foi 49% menor, em relação aos que consumiam menos.

De acordo com a pesquisa, a média da PA sistólica (máxima) e da PA diastólica (mínima) foi, respectivamente, 1,0 mmHg e 0,9 mmHg menor entre as pessoas que consumiam mais o doce. Consequentemente, a PA foi responsável por 12% da redução do risco de DCV.

Com os resultados obtidos, os autores do estudo concluíram que um consumo relativamente maior de chocolate parece diminuir o risco das DCV, principalmente devido à redução da pressão arterial. Não podemos esquecer que o chocolate amargo é o mais rico em sementes de cacau e flavonóides.

A ingestão de flavonóides pode melhorar a disfunção endotelial (facilitando a dilatação dos vasos sanguíneos), diminuir a pressão arterial, reduzir os níveis de LDL colesterol (colesterol ruim) e, ainda, aumentar a sensibilidade à insulina, o hormônio que permite a entrada do açúcar nas células.

Fonte: UOL - Portal do Coração

Nenhum comentário: