quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Dicas simples para passar o carnaval numa boa

Para brincar o carnaval de forma tranquila e sem maiores complicações, veja abaixo nove importantes observações para nenhum folião terminar o feriado no pronto socorro. Cuidados básicos com a saúde são fundamentais e podem evitar problemas comuns ocorridos em outros anos.

Estradas: Álcool e direção fazem uma mistura perigosa e geralmente termina em morte. A Polícia Rodoviária Federal alerta que doses mínimas de álcool já podem causar perigo e multa. Os motoristas devem esperar pelo menos doze horas após ingerir álcool para pegar o volante com segurança.

Lesão nos ouvidos: Vale a pena manter uma distância segura de caixas de som. Os músicos devem usar protetor auricular para evitar lesões. Caso persista um zumbido no ouvido, mesmo depois de permanecer alguns instantes em um lugar calmo e silencioso, o médico deve ser procurado.

Desidratação: Para matar a sede opte por água e não cerveja, pois a bebida alcoólica aumenta a diurese e acaba desidratando o organismo.

Coma alcoólico: Comer pouco, beber exageradamente e muita atividade física resultam em sofrer um coma alcoólico. Para evitar, é aconselhável se alimentar bem e maneirar na ingestão de bebida alcoólica. Uma boa dica é alternar uma latinha de refrigerante ou suco de frutas a cada latinha de cerveja. Nunca se deve dar bebidas ou comidas para quem está em coma alcoólico.

Evite queimaduras: Para quem vai ficar exposto ao Sol é importante evitar queimaduras e até câncer de pele. Use protetor solar e lembre-se de reaplicá-lo de duas em duas horas. Camiseta e chapéu ajudam na prevenção.

Aids: Preservativo é acessório indispensável para levar no bolso para evitar uma gravidez e, principalmente, doenças sexualmente transmissíveis. O Ministério da Saúde lembra que a camisinha também é importante no sexo oral e nunca se deve usar duas ao mesmo tempo.

Bolha nos pés: A dica para se evitar bolhas nos pés é tirar do armário aquele velho e bom tênis. Caso apareçam bolhas, não se deve furar, pois aumentam as chances de infecção.

Intoxicação: Lança-perfumes e inalantes apelidados de "loló" são ilegais e não há controle sobre os ingredientes usados na fórmula. Portanto, muito cuidado! O lança-perfume tem substâncias que causam depressão respiratória, podendo levar à parada respiratória.

Afogamentos: A dica mais importante para quem gosta de nadar é observar os avisos colocados pelos guarda-vidas, evitar buracos e correntes no mar. A fórmula simples para evitar afogamentos segundo o Corpo de Bombeiros é "Água no umbigo, sinal de perigo".

Fonte: G1 Ciência e Saúde

Nenhum comentário: