segunda-feira, 31 de maio de 2010

Dia Mundial Sem Tabaco

Hoje (31), comemora-se o Dia Mundial Sem Tabaco. Em vários estados do país estão sendo realizadas ações dedicadas à combater o fumo. E a população do Distrito Federal também será alertada sobre os riscos causados pelo vício, nas ações que acontecem em alguns pontos de Brasília:

Rodoviária do Plano Piloto: das 8 horas às 13 horas, todos que passarem pelo local podem medir o teor de monóxido de carbono no pulmão; conhecer o seu pico de fluxo respiratório (através de um aparelho que dá a ideia do comprometimento respiratório); e ter mais informações sobre os problemas de saúde causados pelo fumo, através de folders informativos e de uma boneca que mostra os caminhos percorridos pela fumaça no corpo humano e como o monóxido fica impregnado no pulmão; 

Câmara dos Deputados: a exposição "Propagandas de Cigarro - Como a Indústria do Fumo Enganou as Pessoas", apresenta peças publicitárias impressas e filmes comerciais das marcas de cigarro veiculados entre as décadas de 1920 e 1950 nos Estados Unidos. A mostra funcionará até o dia 11 de junho. 

Também em Brasília, a Aliança de Controle do Tabagismo (ACT) lança publicações sobre o tema, entre elas Gênero e Tabaco - As Mulheres e o Tabagismo.

De acordo com o coordenador do programa de controle ao tabagismo da Secretaria de SaúdeCelson Rodrigues, a Organização Mundial de Saúde (OMS) já se deu conta que a indústria do tabaco está investindo mais nas mulheres e também de que elas têm mais dificuldades em largar o vício. Por isso, neste ano há um foco especial nelas. Com o tema escolhido pela OMS “Gênero e tabaco, com ênfase no marketing para as mulheres", as campanhas nacionais levam o slogan "Mulher, você merece algo melhor do que o cigarro”.

Fonte: Correio Braziliense | Jornal da Mídia

Clique aqui e veja outras informações.

Nenhum comentário: