terça-feira, 1 de junho de 2010

Primeiros socorros – Parte III

Encerra-se hoje, com a terceira postagem, a série sobre procedimentos básicos de primeiros socorros para atendimento às vítimas de parada cardiorrespiratória. 

A segunda postagem falou sobre como dar início ao socorro enquanto espera-se a chegada do médico. Ensinando que, quando não houver sinais respiratórios, é preciso desobstruir as vias aéreas e fazer a respiração boca a boca.

Agora, acompanhe os próximos passos após iniciar a respiração forçada: 

1. Inicie a massagem cardíaca: Caso a vítima não apresente sinais de vida, posicione-se ao lado do tórax dela;
2. Intercale os dedos: Coloque as palmas das mãos para baixo e mantenha seus braços esticados e firmes, não flexione os cotovelos. Apoie sobre o peito da vítima, entre os mamilos;
3. Comprima o tórax quinze vezes: Use toda a força fornecida pelo peso do seu corpo; 
4. Repita a sequência: Realize cinco sequências de quinze compressões torácicas;
5. Continue com as ventilações: No intervalo de cada sequência faça uma ventilação (assopro); 
6. Verifique o pulso e a respiração: Após as compressões e as ventilações, olhe  (e não demore mais que 15 segundos) se a pessoa já demonstra sinais de vida;
7. Não interrompa as compressões e as ventilações: A menos que você vá transportar a vítima a um hospital muito próximo. Senão, é melhor continuar as ventilações e compressões torácicas.

Desta forma, as chances de sobrevida da vítima serão bem maiores.

Fonte: www.ameseucoracao.com.br

Aqueles que acompanharam a série “Primeiros Socorros”, já conhecem os procedimentos necessários para prestar socorro, caso alguém próximo precise.

Recomendamos que, sempre que possível, leia sobre o assunto e relembre essas técnicas. Você poderá ajudar a salvar uma vida!

Nenhum comentário: