sexta-feira, 9 de julho de 2010

Mulheres x homens: diferenças até no paladar

Todos nós já observamos em dado momento que as opções de cardápio das mulheres e dos homens diferem. Mulheres comem salada, bebem vinho - normalmente uma taça - e querem chocolate na TPM; homens não dispensam aquela gordurinha da carne, carregam o prato com temperos e tomam drinques mais agressivos, como o uísque.

A pergunta que não quer calar é:

A pressão por manter o peso, para as mulheres, e a associação entre carne e masculinidade são mais determinantes do que a maneira como cada um dos sexos percebe os sabores e as texturas dos alimentos?

Segundo a endocrinologista e nutróloga Vânia Assaly, são os hormônios que determinam o ponto de prazer e saciedade de cada um. "Para as mulheres, aquilo que equilibra o bem-estar é a serotonina. E os alimentos que aumentam o nível de serotonina são os adocicados", explica. Já nos homens, o sistema regulador é o da dopamina. "São alimentos mais fortes que aumentam o nível de dopamina: carne, gordura, álcool e comidas amargas".

A dopamina aumenta a motivação e a força. Enquanto a serotonina traz bem-estar e sensação de repouso (prazer que a mulher busca).

Uma pesquisa mostrou que a diferenciação dos sabores é mais aguçada nas mulheres e elas percebem o gosto ácido melhor do que o sexo masculino.

Mesmo conhecendo os determinismos biológicos, especialistas ressaltam que existem influências externas. A feminilidade ligada ao chocolate e a associação entre masculinidade e carne são de autoria da sociedade. Assim como a publicidade também tem boa participação na criação dos desejos.

Fonte: Folha.com

Nenhum comentário: