quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Médicos dizem que preguiça é uma doença

O jornal britânico Telegraph publicou uma notícia no mínimo interessante: que a preguiça deve ser considerada uma doença. Esta é a tese defendida pelos médicos Richard Weiler e Emmanuel Stamatakis.

De acordo com os defensores, a ligação entre sedentarismo e saúde comprometida é muito forte. “Devido à associação significativa entre morbidade e mortalidade, propomos que talvez a inatividade física também deva ser considerada para o reconhecimento de uma doença."

Sendo assim, entende-se que os pesquisadores querem provar que a causa maior dos gordinhos é a indisposição. Seria ela mesmo uma doença?

A obesidade já é classificada como doença pela Organização Mundial da Saúde (OMS), observa Weiler, médico especialista em esportes e exercícios. Mas para ele, o excesso de peso, muitas vezes, é causado, pelo menos parcialmente, por uma causa mais profunda: a falta de exercícios. O médico acredita também que não estar em boa forma física causa mais enfermidades do que ser gordo.

"O dinheiro circula para tratar os sintomas da inatividade física: obesidade, diabetes, hipertensão, doença cardíaca, mas não a raiz do problema", diz Weiler.

Segundo o professor Steve Field, presidente do Royal College of General Practitioners, muitas pessoas precisam "encarar os fatos e assumir a responsabilidade" pela sua própria saúde.

Weiler ainda informou que estudos recentes mostram que apenas uma em cada 20 pessoas praticam a quantidade mínima recomendada de exercícios físicos, mas ainda não existe nenhum plano para solucionar o problema.

Fonte: Folha.com – Equilíbrio e Saúde

Nenhum comentário: