sexta-feira, 12 de novembro de 2010

14 de novembro - Dia Mundial do Diabetes

No próximo domingo (14/11), será comemorado o Dia Mundial do Diabetes, que tem como objetivo conscientizar a população sobre este mal que atinge cerca de 200 milhões de pessoas em todo o mundo e muitas nem sabem que têm a doença.

O diabetes mellitus (nome completo da doença) divide-se em dois grupos. No tipo 1, o mais raro (ocorre em apenas 10% dos diabéticos), as células que produzem a insulina (hormônio gerado no pâncreas que transporta a glicose para as células) são destruídas pelo organismo, comprometendo a produção de insulina. No diabetes tipo 2, o portador da doença produz a quantidade necessária de insulina, no entanto, seu organismo desenvolve uma certa resistência ao hormônio, impedindo o controle das taxas de glicose.

Em ambos os casos os sintomas são semelhantes. Com o aumento da glicose na urina, os rins produzem mais água para diluí-la, causando polidipsia (sede excessiva). Como uma maior quantidade de calorias é eliminada pela urina, a pessoa consequentemente (por mecanismo de compensação) sente mais fome. Náuseas, visão turva, sonolência e diminuição da disposição para praticar atividades físicas, também merecem atenção.

Os níveis elevados de glicose no sangue e a má circulação podem causar alterações fisiológicas no coração, no cérebro, nas pernas, nos olhos (comprometendo a visão), nos rins (insuficiência renal), nos nervos (formigamentos e redução das sensações) e na pele. Por isso a importância do controle da glicose desde o momento em que a doença é diagnosticada, de uma dieta equilibrada, de praticar atividade física e do acompanhamento de um médico.

Fonte: Revista Viva Saúde

Nenhum comentário: